Lençóis Maranhenses

Construção de estrada causa "tempestade de poeira"

A região é classificada como zona de amortecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, portanto está sujeito a normas para minimizar os impactos negativos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
A “tempestade de areia" reduz a visão de quem quer ver as sinuosas cadeias de dunas intercaladas por lagoas temporárias do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que deslumbram turistas e intrigam pesquisadores
A “tempestade de areia" reduz a visão de quem quer ver as sinuosas cadeias de dunas intercaladas por lagoas temporárias do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que deslumbram turistas e intrigam pesquisadores (A "tempestade)

A obra da estrada que liga os municípios de Barreirinhas e Paulino Neves, localizada nos Pequenos Lençóis Maranhenses, está deixando a área
como se estivesse acontecendo uma tempestade de areia, deixando a visão de motoristas e pedestres limitada.

O Estado passou pela via no fim de semana e as condições de visibilidade chamou atenção. A imagem se assemelha às tempestades ocorridas no deserto asiático. As máquinas passando pela areia típicas dos Lençóis Maranhenses causam também poluição sonora.

A areia revolvida se junta com a terra existente no local desprovido de vegetação, gera um caos. A área é de proteção ambiental criada para proteger a foz do Rio Preguiça. A região é classificada como zona de amortecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, portanto atividades humanas no espaço estão sujeitas a normas e restrições específicas para minimizar os impactos negativos sobre a Unidade de Conservação (UC).

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informa que a empresa que realiza a obra de construção da estrada tem Licença Ambiental válida (anterior a 2015) e a respectiva comprovação de ciência ao órgão gestor da UC localizada na área diretamente afetada pelo empreendimento.

Recentemente o professor Leonardo Gonçalves, do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), doutor em geologia, foi entrevistado pela TV Mirante e disse que a região de dunas tem baixo teor de nutrientes e espécies completamente adaptadas.

“Esse sedimento que está vindo de fora é um excesso de carga de nutrientes que estão sendo aportados para dentro desse ecossistema de dunas móveis”, disse na época.

O plano de desenvolvimento sustentável desenvolvido pelo Governo Federal para a região previa um traçado diferente para a estrada que liga Barreirinhas a Paulino Neves.

Turismo

A estrada permitirá a integração rodoviária do Maranhão à Rota das Emoções, com os estados do Ceará e Piauí. Segundo o Governo do Estado, trecho fundamental para o turismo brasileiro. Fruto de uma parceria público-privada, a primeira fase de construção da estrada está sendo executada pela empresa Ômega Energia.

Os 30 quilômetros de estrada, que estão sendo construídos, permitirá que os turistas percorram um trajeto menor entre Jericoacoara (CE) e as cidades dos Lençóis Maranhenses. Os 390 quilômetros percorridos a menos entre Barreirinhas e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE) beneficiam turistas e também caminhões de cargas que economizarão tempo e recursos financeiros com a nova estrada.

Mais

Rota das Emoções

A rota envolve 14 municípios dos estados do Maranhão, Ceará e Piauí. Do Piauí são os de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia; do Maranhão, Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro; e do Ceará, Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.