Cursos grátis

Workshop de fotografia e oficina de dança têm inscrições abertas

Cursos são oferecidos pelo Sesc e ocorrer a partir desta quinta-feira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
(dança)

O workshop “Fotografia, História e Cultura Visual”, oferecido pela Sesc, ocorre nesta quinta (4) e sexta (5). Ministrado pelo professor e pesquisador José Oliveira da Silva Filho, as aulas são no Auditório Sesc Deodoro. A instituição está com inscrições abertas para a oficina prático-teórica "Dramaturgia em dança: fazer, escrever, aparecer", ministrada pela bailarina, performer e jornalista Priscila Maia, do Rio de Janeiro. Com vagas limitadas, o minicurso acontece de quinta (4) a domingo (7), das 14h às 19h, na Guest House (Rua da Palma, nº 142, Praia Grande).

As inscrições para ambos os cursos são gratuitas. Para o workshop, os interessados podem se inscrever na Galeria de Arte do Sesc ou pelo telefone 3216-3830. Com vagas limitadas, não há pré-requisitos para a participação. A carga horária do workshop é de 8 horas. Já para a oficina de dança, as inscrições podem ser feitas pelo email cultura.sescdeodoro@gmail.com.

O workshop pretende discutir o uso da fotografia como fonte no campo da história, arte e ciências sociais. O ministrante apresentará de forma crítica o papel construtivo da imagem fotográfica na perspectiva documental para a construção de cenários de fatos históricos e memória da vida.

Oficina ​

​Destinado a artistas da dança (coreógrafos, dançarinos, performers, figurinistas, iluminadores e cenógrafos), como também artistas de outras linguagens artísticas (atores, pintores, fotógrafos, cineastas, produtores), estudantes e interessados em geral, com idade a partir de 18 anos, a oficina "Dramaturgia em dança: fazer, escrever, aparecer" integra a 2ª etapa do projeto Sesc Dramaturgias e visa trabalhar as questões da área.

O objetivo é sensibilizar e experimentar a partir da escrita de gestos no tempo e no espaço. Ao longo dos quatro dias, serão apresentados tópicos que ajudarão a ampliar o entendimento do termo dramaturgia a partir da observação de trabalhos em dança contemporânea e em outras artes, como a fotografia e o cinema. Os participantes realizarão exercícios práticos para materializar os temas, construindo um espaço onde as singularidades atuem em comum. Por esse motivo, devem comparecer com roupas confortáveis para as práticas com o corpo e exercícios no chão.

Priscila Maia é bacharel em jornalismo e roteirista. Desde 2003 dedica-se às artes vivas e integradas. No seu currículo artístico, dentre as suas realizações, está a passagem pela Lia Rodrigues Companhia de Danças como intérprete - criadora por três anos, ganhou a segunda colocação no I Concurso Curtas de Bolso Tela Brasil (2010), foi contemplada com o Prêmio de Apoio à pesquisa e criação artística com o projeto “Desejo que fuja” e é fundadora e artífice do Fórum Permanente de Dança do Rio de Janeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.