Beleza

Cronograma capilar: saúde dos cabelos

Técnica devolve nutrientes aos fios que passaram por processos químicos, utilizando cosméticos de alta tecnologia; tratamento é definido após avaliação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Cronograma capilar é indicado principalmente para quem passa por processos químicos nos cabelos
Cronograma capilar é indicado principalmente para quem passa por processos químicos nos cabelos (cabelos)

SÃO PAULO - A moda atual das selagens, o uso de mechas e descoloração (para deixar a mulher morena, ruiva ou loira) podem provocar danos nos cabelos. É necessário, então, repor os nutrientes para devolver o brilho, a maciez e deixá-los saudáveis. A técnica mais utilizada no momento é o cronograma capilar, que devolve nutrientes aos fios por meio do uso de cosméticos de alta tecnologia.
“O cabelo é sensível e precisa de um certo tempo para você fazer cada uma dessas mudanças, para ser morena, loira ou ruiva, pois esse processo acaba causando uma agressão muito forte nos fios. Então, o cronograma capilar trata o cabelo, deixando-o sedoso, brilhoso, saudável e bonito”, explica o hair stylist Diego Laumanne, do Milano’s salão.
Ele afirma que antes da definição do tipo e do tempo de tratamento que o cabelo necessita, é feita uma avaliação criteriosa para verificar as reais condições dos fios, se permitem a aplicação de algum processo químico. “Se, por exemplo, a mulher é morena e decide ser loira, então é preciso passar por essa avaliação e, caso as condições dos cabelos permitam, é que fazemos o procedimento de mudança da cor. Agimos desta forma por uma questão de segurança, para evitar danos muito prejudiciais aos fios”, justifica.

Loiras
O cronograma capilar é indicado principalmente para quem passa por processos químicos nos cabelos, como selagens e uso de mechas. Uma indicação primordial é para as loiras, pois a constante descoloração vai danificando as fibras, deixando os fios ressecados, o que faz com que, muitas vezes, elas desistam de ser loiras. “Quem gosta de ser loira pode continuar, só precisar cuidar dos cabelos, pois assim eles voltarão a ser saudáveis e com excelente aparência”, recomenda.
O procedimento também pode ser feito em fios naturais para receberem tratamento com queratina, neutralização, nutrientes e hidratação, deixando-os ainda mais bonitos. “Mesmo sem química, há vários fatores que interfe­rem nos cabelos, como o sol, o cloro de piscina, água do mar e outros. Pois os cuidados são necessários sempre, só que os fios com química precisam de tratamentos mais intensos e frequentes.

Diego Laumanne explica que o tempo e a quantidade de sessões do cronograma capilar dependem do estado do cabelo. O tratamento pode ser feito a cada 10 dias ou até um mês. "Tudo depende da avaliação. Quanto mais o cabelo estiver danificado, mais próximo ficará o tempo de uma sessão para outra para que consigamos um resultado mais positivo”, completa.

Ele alerta que a reposição dos nutrientes é essencial, tanto antes quanto depois da química, pois muitas mulheres se preocupam somente com a transformação da cor do cabelo, esquecendo-se que precisa tratá-lo frequentemente para que se mantenha saudável.
“O cronograma capilar consiste na aplicação de produtos de alta qualidade e tecnologia avançada que devolvem a maciez, brilho e resistência e deixam o cabelo forte e queratinizado. A queratina é essencial para os cabelos e muitas vezes se perde nos processos químicos. Por isso a devolvemos por meio artificial, ou seja, dos cosméticos, que não deixam de ser uma queratina natural e o resultado é o melhor possível”, ressalta o hair stylist. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.