Saúde

Vida saudável e longe do sedentarismo

Moradores de condomínio decidiram se reunir à noite para praticar rotina recomendada por especialistas e médicos; muitos tiveram suas vidas transformadas

Thiago Bastos / O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

SÃO LUÍS - O que você faria se, estando em seu apartamento vendo TV em uma noite qualquer, aparecesse alguém convidando para prática de exercício físico? Várias pessoas tiveram esta experiência, há dois anos e, atualmente, formam um grupo que decidiu, no condomínio Alto dos Franceses (situado na Avenida dos Franceses, Radional) trocar o sedentarismo por uma vida longa e saudável.

A rotina ficou tão séria que gerou até nome de grupo: o Saúde em Ação. Com corrida, exercícios de agachamento e flexão, além de testes de força para os “alunos” mais aplicados, o grupo ganhou adeptos e atualmente reúne, na quadra de esportes do condomínio, pessoas de diferentes faixas etárias. “Tudo começou de forma sutil e hoje temos uma rotina que, além de proporcionar uma melhor vida para todos, também agrega união em um local em que todos precisam estar unidos”, disse a professora de Educação Física e responsável pelo Saúde em Ação, Kelma Vieira.

Ela foi a responsável por convidar, em cada apartamento, os moradores para as atividades físicas. “Desde o começo, o público entendeu a necessidade de praticar exercícios de forma leve e descontraída. Acaba sendo um aprendizado para nós e uma alegria proporcionar este momento a todos”, afirmou.

Os participantes se reúnem três vezes por semana, o suficiente para gerar transformações no aspecto físico e no bem-estar social. “A minha mulher já não aguentava mais me olhar acima do peso. Foi o estopim, o início de uma transformação em minha vida”, disse o administrador de empresas Hélio Dantas, que iniciou no grupo há dois meses e perdeu incríveis 30 kg. “Apenas com uma combinação simples, ou seja, exercícios regulares e reeducação alimentar”, disse.

Já o aposentado João de Jesus é o “aluno” mais velho. Com 74 anos de idade, ele decidiu iniciar uma vida nova e largou os hábitos sedentários pelos exercícios no próprio condomínio. “Foi uma transformação em minha vida. Sou outra pessoa, mais ativa, alegre. Com menos dores. Recomendo a todos que estejam com a minha idade procurar um exercício físico”, afirmou.

Recomendação

A professora Kelma Vieira alerta apenas que, quem for iniciar qualquer tipo de atividade física regular, deve procurar um especialista para a promoção de exames.
“É importante sempre fazer um check-up, para saber, por exemplo, como está a saúde do coração. Pessoas podem ter também, por exemplo, históricos de hipertensão arterial e nem sabem disso. Logo, vamos procurar um médico antes de mexer o corpo”, ressaltou.

Benefícios da atividade física

- Mais força muscular

- Menos riscos de doenças

- Melhoria da autoestima

- Melhor saúde mental

- Controle da pressão arterial

Fonte: www.comomelhorlogoemagreco.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.