Retorno

Retorno dos estudantes às aulas movimenta São Luís

Escolas públicas e particulares retomam atividades na capital maranhense; na rede municipal de ensino, aulas perdidas no período da greve serão repostas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
(aulas)

SÃO LUÍS - Milhares de alunos das escolas públicas, municipais e estaduais e particulares do Maranhão voltaram às aulas ontem. E a grande novidade foi o retorno dos alunos da rede municipal de ensino, que há mais de dois meses estavam sem frequentar as salas de estudo por conta da greve dos professores, que começou em 25 de maio e se estendeu até 1º de julho.

Apesar de a paralisação ter terminado há um mês, julho foi utilizado por professores e Secretaria de Educação do Município (Semed) para acerto dos últimos detalhes para que as aulas começassem sem mais problemas, a partir de ontem. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), toda a carga horária perdida durante a greve será reposta para garantir os 200 dias e 800 horas a que os estudantes têm direito. Para isso, a equipe técnica do órgão elaborou um calendário suplementar em parceria com a comunidade escolar.

Nas portas das escolas, pais e responsáveis se amontoavam ontem, ao final do expediente escolar, para buscar seus filhos. Era visível o contentamento no rosto dos deles. “Ficamos dois meses parados. Adiantaram as férias. Mas está tendo aula normal”, contou Raimunda Ferreira, que aguardava o filho na porta da UEB Mário Ferreira, na Vila Sarney.

Privadas
As escolas particulares também iniciaram suas aulas ontem, focando em recepcionar bem seus alunos. O Colégio Upaon-Açu destacou o retorno em clima de Olimpíadas, já que os Jogos no Rio de Janeiro começam quase ao mesmo tempo que as aulas. Por isso mesmo a escola preparou diversas atividades envolvendo os Jogos.

No Renascença, a escola Crescimento trouxe palestras de coaching, orientações de nutricionistas focadas na alimentação para pré-vestibulandos e até mesmo técnicas de Programação Neolinguística (PNL), utilizadas pelos professores para influenciar alunos positivamente durante as aulas.

Trânsito
Além dos alunos, o que voltou com as aulas foram os problemas no trânsito. Além da maior quantidade de veículos nas ruas, algumas avenidas e ruas, principalmente as que ficam em frente a escolas, tiveram o fluxo normal de veículos prejudicado durante os horários de entrada e saída de estudantes.

Muitos pais e responsáveis acabam desrespeitando as leis de trânsito e param em fila dupla, no meio da rua e até em cima de faixa de pedestres, prejudicando outros motoristas e pessoas que não têm nada a ver com a situação.

Mais

Os professores municipais reivindicavam reajuste salarial de 11,36%, mas o Município propôs 10,67%, parcelados em duas vezes, com a primeira parcela de 5,5% para junho, retroativa a janeiro, e a outra de 4,9% para novembro. A assessoria jurídica do sindicato entrou com ação no Tribunal de Justiça para declarar ilegal o parcelamento do percentual de 10,67%, e cobrou judicialmente o retroativo sobre a parcela que o município não quer pagar. O fim da greve ainda foi condicionado a um acordo com a Prefeitura de São Luís que inclui abono de faltas dos professores, o fim do processo de ilegalidade e isenção da multa diária de R$50.000,00 aplicada ao Sindeducação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.