Infraestrutura

Lixo e vala causam transtornos para moradores do Jardim São Cristóvão

Sujeira nas calçadas e a vala cortando a via estão comprometendo a locomoção de quem mora na comunidade

Leandro Santos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

[e-s001]Problemas envolvendo lixo e uma vala aberta causam transtornos para moradores do Jardim São Cristóvão, em São Luís. Tal situação persistem no local há muito tempo, sem que providências tenham sido tomadas para solucioná-los.

O acúmulo de lixo no local decorre principalmente da falta de educação das pessoas, que insistem em jogar os dejetos em locais impróprios. Essa situação pode ser observada nas calçadas das ruas 10 e do Arame, no bairro.

A quantidade de lixo nesses pontos é tão grande, que impede a passagem das pessoas, fazendo com que elas caminhem pela pista e próximo aos veículos que trafegam por essas vias. No local são restos de matéria orgânicos; garrafas pet; pedaços de eletrodomésticos e eletroeletrônicos; entre outros objetos causam um intenso mal cheiro e incomoda as pessoas que passam nas proximidades.

[e-s001]Vala
Já na Rua Nova Jerusalém, ainda no Jardim São Cristóvão, o problema é uma vala aberta. Há vários anos os moradores da localidade reivindicam a construção de uma ponte para facilitar a travessia, mas até o momento ainda não foram atendidos.

Sobre a vala existe apenas uma pequena ponte de madeira construída de maneira improvisada pelos moradores da região e que pode cair a qualquer momento. Para passar no local, as pessoas caminham sobre ela com cuidado. Quem tem uma bicicleta ou motocicleta têm de descer para empurrar seu veículo . Automóveis estão impossibilitadas de transpor o obstáculo.

As pessoas que moram na localidade reclamam da situação da via. “Já falamos com todos os prefeitos que chegam aqui e eles dizem que vão resolver, mas até agora nada. É uma situação que causa muitos transtornos”, disse o técnico em informática Fábio Silva.

Posicionamento
Por meio de nota, a Prefeitura de São Luís informou que a coleta de resíduos domiciliares no Jardim São Cristóvão acontece normalmente, às terças, quintas e sábados, no período noturno. Comitê Gestor da Limpeza Urbana esclareceu que o acúmulo de resíduos em alguns pontos do bairro se dá pelo descarte irregular e pede a colaboração dos moradores em depositar o lixo na porta de suas casas somente nos dias e horários programados para a passagem do caminhão coletor. Comunicou ainda que irá enviar uma equipe de fiscalização para averiguar se está havendo alguma anormalidade na coleta, além de providenciar a remoção dos resíduos descartados irregularmente.

Sobre a infraestrutura, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que já realizou obras de drenagem e pavimentação em várias ruas dos bairros São Cristóvão e Jardim São Cristóvão. A Semosp explicou ainda que as duas comunidades continuam em seu cronograma para receber melhorias e que irá enviar equipe à rua Nova Jerusalém para fazer um levantamento específico da situação, a fim de que possa determinar as medidas a serem adotadas para solucionar o problema.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.