Retorno

Estudantes de São Luís voltam às aulas nesta segunda-feira

Escolas particulares ultimam preparativos para receber os alunos; a rede pública tambêm deve retomar as aulas, principalmente a municipal, que teve mais de um mês de greve

Adriano Martins Costa / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Limpeza é concluída em escola particular, à espera dos alunos na segunda-feira
Limpeza é concluída em escola particular, à espera dos alunos na segunda-feira (Escola particular)

Segunda-feira, dia 1 de agosto, milhares de estudantes de São Luís, que passaram o mês de julho, retornam às salas de aulas. As escolas públicas e particulares, com algumas exceções, já estão quase prontas para receberem os estudantes. A sexta-feira, dia 29, foi para a finalização dos detalhes, tais como limpeza.

Elza Baluz, diretora do Colégio Upaon Açu, destacou que a volta no meio do ano é cheia de expectativas, e por isso mesmo recheada de novidades para suprir as demandas. “Acreditamos que eles [alunos] estejam interessados em voltar. Os pais também estão muito apreensivos com esse retorno”, afirmou.

A diretora ainda lembra que este 2º semestre vai ser interessante porque é também tempo de Olimpíada. Os jogos no Rio de Janeiro vão começar quase ao mesmo tempo das aulas, apenas quatro dias de diferença, e isso impactará diretamente o ânimo de crianças e adolescentes que estarão em sala. Por causa deste detalhe, a escola já planejou diversas atividades que envolvam as competições. Principalmente porque Olimpíada tem tudo a ver com educação, já que os dois prezam pelo foco e a disciplina.

De volta à rotina
Helen Almeida, diretora pedagógica da Escola Crescimento, destacou que há necessidade de muita motivação para conseguir o foco dos alunos, visto que eles perderam o ritmo. Por isso a palavra correta, segundo ela, a ser utilizada neste momento é ‘recomeço’. E para ajudar no recomeço, serão utilizadas várias técnicas para chamar a atenção das crianças e adolescentes.

Vale desde palestras de coaching, que serão ministradas no primeiro dia de aulas, orientações de nutricionistas, que focarão na ao alimentação para a preparação para o vestibular e até mesmos técnicas de Programação Neolinguística (PNL). Os professores da escola receberam um treinamento para adequar o sistema e influenciar seus alunos positivamente durante as aulas. “Alguns alunos ainda vem para a escola com sono, independente do turno, e sem rotina. Por isso, temos que saber lidar com isso”, ressaltou Helen.

Escolas públicas
Na segunda-feira, também estão previstas as voltas das aulas para os alunos das escolas de ensino público das redes municipal e estadual de ensino. Mas, principalmente para os alunos municipais a notícia é a melhor possível, porque há mais de dois meses que eles estão sem frequentar as escolas por causa da greve dos professores que começou em 25 de maio, e se estendeu até 1º de julho.

Durante este mês, professores e secretaria de educação ainda acertaram os últimos detalhes para que as aulas começassem sem mais problemas, já a partir de agosto. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) toda carga horária que foi perdida no tempo da greve será reposta afim de se garantir os 200 dias e 800 horas que é direito do estudante. Para isso foi elaborado um calendário suplementar pela Secretaria em parceria com a comunidade escolar.

SAIBA MAIS

Os professores municipais reivindicavam reajuste salarial de 11,36%, mas o Município propôs 10,67%, parcelados em duas vezes, com a primeira parcela de 5,5% para junho, retroativa a janeiro, e a outra de 4,9% para novembro.

A assessoria jurídica do sindicato entrou com ação no Tribunal de Justiça para declarar ilegal o parcelamento do percentual de 10,67%, e cobrou judicialmente o retroativo sobre a parcela que o município não quer pagar.

O fim da greve ainda foi condicionado a um acordo com a Prefeitura de São Luís que inclui abono de faltas dos professores, o fim do processo de ilegalidade e isenção da multa diária de R$50.000,00 aplicada ao Sindeducação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.