Eleições 2016

O Estado fará sabatina com os candidatos à Prefeitura de São Luís

Todos os postulantes a prefeito serão entrevistados durante uma hora pela equipe de Política do jornal; sabatina será transmitida ao vivo pelo site de O Estado

Carla Lima

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Equipes do jornal O Estado e da técnica da TV Mirante organizam estúdio em que ocorrerá a sabatina
Equipes do jornal O Estado e da técnica da TV Mirante organizam estúdio em que ocorrerá a sabatina (Sabatina)

O jornal O Estado fará sabatina com os candidatos à Prefeitura de São Luís. O período para a série de entrevistas deverá ser nas duas semanas entre o fim do prazo das convenções partidárias e a da­ta de início da campanha política. As entrevistas terão duração de uma hora e ocorrerão de segunda a sexta-feira. Serão convidados todos aqueles que confirmarem candidatura a prefeito da capital.

As entrevistas serão feitas pelos jornalistas Marco Aurélio D’Eça (editor de Política), Carla Lima, Gilberto Léda e Ronaldo Rocha em estúdio montado na TV Mirante. Será convidado um representante dos outros veículos do Grupo Mirante e também outro de fora do sistema. O mediador da sabatina será o editor de Política de O Estado, que também conduzirá as perguntas oriundas de internautas e leitores do jornal. O jornalista Benedito Buzar será convidado para fazer o texto analítico e opinativo de cada entrevista, a ser publicado em O Estado. Também serão publicadas no jornal as reportagens feitas pelos jornalistas Carla Lima, Gilberto Léda e Ronaldo Rocha. Além disso, haverá uma reportagem mais ampla para a edição especial de fim de semana, com análise da participação de todos os entrevistados da semana.

O formato da sabatina é de três perguntas com temas específicos (educação, saúde, infraestrutura, mobilidade urbana, por exemplo), a serem sorteados pelo candidato no momento da entrevista, e outras perguntas com temas livres. Pelo projeto, a ideia da sabatina é de bate-papo, ou seja, perguntas sendo feitas com base nas respostas dadas pelo entrevistado. Não será igual ao sistema adotado em debates. A duração de entrevista com cada candidato será de uma hora sempre das 10h às 11h, de segunda-feira a sexta-feira.

Candidatos
O agendamento das sabatinas será feito mediante sorteio após a confirmação dos candidatos. A partir disso, os demais sabatinados serão incluídos na agenda conforme ordem de confirmação da presença. Pelos cenários atuais, deverão participar da sabatina de O Estado os candidatos Eliziane Gama (PPS), Edivaldo Holanda Júnior (PDT), Wellington do Curso (PP), Eduardo Braide (PMN), Rose Sales (PMDB), Fábio Câmara (PMDB) e Valdeny Barros (PSOL) e Claudia Durans (PSTU) – esses dois últimos com candidaturas já confirmadas por convenção.

Por enquanto, ainda não está confirmado se o médico Zéluis La­go, do PPL, será candidato à Prefeitura de São Luís. Caso ele confirme em convenção a par­ticipação no pleito, ele também será convidado a participar da sabatina de O Estado. Os demais confirmarão na última semana do prazo de convenção que é até dia 5 de agosto. Depois dessa data, os candidatos serão convidados para a sabatina de O Estado, que deverá ocorrer antes do dia 26 de agosto, data em que começará a campanha política.

De acordo com o diretor de Redação de O Estado, Clóvis Cabalau, a sabatina levará ao leitor informações sobre a postura e as propostas de cada candidato. “Com a sabatina, O Estado espera estimular o debate sobre a postura e as propostas dos candidatos a prefeito de São Luís. É uma forma dinâmica de prestar serviço a nossos leitores e aos eleitores de modo geral”, afirmou Cabalau.

Com a sabatina, O Estado espera estimular o debate sobre a postura e as propostas dos candidatos a prefeito de São Luís”Clóvis Cabalau, diretor de redação de O Estado

Falta: leitores serão avisados

Em caso de desistência ou ausência sem aviso prévio de candidato, a programação será seguida. Serão dadas as informações ao leitor e internauta da ausência do entrevistado. No dia seguinte, o próximo candidato previsto na lista já definida em sorteio, participará da sabatina sem qualquer prejuízo de mudança de data.

Sabatina será transmitida ao vivo pelo site de O Estado

A sabatina de O Estado será transmitida em tempo real pelo site do jornal (www.oestadoma.com). Os internautas poderão acompanhar as respostas de cada candidato e ainda fazer perguntas que, após analisadas, serão feitas ao entrevistados pelo editor de Política, Marco Aurélio D’Eça.
Além do vídeo, os internautas poderão ter informações postadas a cada minuto no site do jornal.
Clóvis Cabalau lembrou que tan­to na site quanto na edição impressa de O Estado, o leitor e eleitor poderá ter informações de forma ágil e com detalhes de fatos analisados pela equipe de Política do jornal impresso diariamente, além da edição especial de fim de semana, que fará análise mais detalha das entrevistas.
“A transmissão ao vivo pelo site do jornal possibilitará uma informação repassada de forma ágil e democrática. Já o impresso cumprirá o papel importante de dissecar o conteúdo da conversa, destacando pontos e analisando os fatos. Será, sem dúvida, um marco da imprensa nas eleições deste ano”, afirmou o diretor de Redação de O Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.