Foco

Não sabote a própria dieta

Pequenas atitudes "inocentes" do dia a dia podem comprometer seus objetivos de emagrecimento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
"Escapar" da dieta nos fins de semana pode prejudicar sua dieta

Iniciar uma dieta requer força de vontade e disposição. Continuar com a dieta exige o dobro desse foco. Por isso, muitas pessoas desistem no meio do caminho ao se depararem com obstáculos que surgem para manter uma alimentação regrada por muito tempo. Outras até mantêm os hábitos alimentares saudáveis, mas tomam atitudes que comprometem toda a dieta. E é aí que mora o perigo.

Tais atitudes não estão relacionadas apenas com a alimentação, mas também com o estilo de vida de quem se propõe a fazer uma dieta específica em busca do emagrecimento ou de obter hábitos saudáveis. Não adianta, por exemplo, uma pessoas gastar várias horas na academia se exercitando quando, ao chegar em casa, repõem todas as calorias que perdeu na musculação comendo de forma excessiva, mesmo que sejam alimentos saudáveis. Equilíbrio e bom senso são sempre fundamentais.

Acompanhamento

De acordo com a nutricionista Renara Leite, existem vários tipos de dietas, que são indicadas para cada tipo pessoa, tendo em vista a variedade de biótipos. Todas elas devem ser acompanhadas por um profissional capacitado para que os objetivos esperados possam ser alcançados de forma saudável. “Não se faz dieta com uma simples contagem de calorias. Se trabalha com saúde, com uma composição nutricional que incentive a pessoa a perder peso. Dieta não significa passar fome”, destaca.

A importância de fazer uma dieta acompanhada de um especialista está no fato da pessoa conseguir obter os resultados desejados com saúde. Além disso, evita também que sejam cometidos alguns erros comuns. “As primeiras etapas são difíceis, pois a pessoa está se adaptando. Todo início de dieta é um sacrifício e, por ser diferente, causa um impacto maior”, frisa.

PRINCIPAIS ATITUDES SABOTADORAS

Tomar refrigerantes zero açúcar

A ingestão não é remendado pelos nutricionistas. O sabor artificial que o refrigerante possui ativa os receptores de carboidratos, o que faz que o organismo absorva mais açúcares. Para alcançar os resultados desejados para uma boa alimentação e perda de peso, os refrigerantes devem ser cortados ou reduzido ao máximo.

Consumir industrializados, como barras de cereal

Muitas pessoas que estão fazendo dieta para o emagrecimento fazem bastante consumo das barrinhas de cereal, por conta das suportas baixas calorias. No entanto, o excesso desse tipo de produto é prejudicial para a saúde. Especialistas aconselham a dar sempre preferência à produtos naturais. Substituir essas barras por frutas é mais vantajoso para a saúde. “As pessoas na dieta precisam voltar a comer a comida natural que foi deixada de lado por causa dos produtos industrializados”, aconselha.

Sair da dieta nos fins de semana

Um churrasco na casa dos amigos. Uma feijoada com a família. Uma pizza com refrigerante em um momento de happy hour. É comum encontrar pessoas que, de segunda à sexta-feira, seguem rigorosamente à dieta, no entanto, nos fins de semana abandonam a alimentação regrada. O resultado: em dois dias, as pessoas conseguem repor todas as calorias que perderam nos cinco dias anteriores. E com isso, vem também um sentimento de culpa. “A dieta tem que ser seguida rigorosamente. Não adianta fazer a dieta e nos fins de semana extrapolar no ‘dia de lixo’. Dessa forma, o peso fica constante e não há uma evolução”, diz Renara.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.