Vistorias

Bombeiros reforçarão vistorias em casas noturnas e eventos

Ação, que acontece no último fim de semana de férias, tem por objetivo detectar irregularidades que possam oferecer algum tipo de perigo para aos frequentadores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Corpo de Bombeiros e Polícia Militar compõem força-tarefa durante fiscalização em eventos em São Luís
Corpo de Bombeiros e Polícia Militar compõem força-tarefa durante fiscalização em eventos em São Luís (Bombeiros)

As férias estão chegando ao fim e muitas boates, bares e outros estabelecimentos que oferecem para o público, diversão à noite terão uma vasta programação nesses próximos dias. Tendo em vista essa situação, o Corpo de Bombeiros reforçará a fiscalização nesses locais, para garantir a segurança dos frequentadores e evitar irregularidades.

As ações serão realizadas pelo Departamento de Atividades Técnicas (DAT) do Corpo de Bombeiros juntamente com o Ministério Público (MP), Blitz Urbana, Polícia Militar (PM) entre outros órgãos. Na semana passada, na Avenida Litorânea, a força-tarefa suspendeu a realização de dois eventos que estavam sendo feitos de maneira irregular em estabelecimentos localizados na via: um por estar sem a licença para funcionamento e o outro por estar com o som acima do permitido.

Fiscalização
O Corpo de Bombeiros Militar é responsável pela expedição dos certificados de aprovação. São feitas vistorias nos estabelecimentos, para que o local possa receber a liberação de funcionamento, mediante cumprimento de exigências estabelecidas pela Lei 6.546/95 que trata do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Estado do Maranhão.

Já a Blitz Urbana, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), realiza a fiscalização nas casas de eventos da capital maranhense com base no Código de Postura Municipal (Lei nº 1790/68).

De acordo com o coronel Ernesto França, comandante do DAT, cerca de 40 locais de aglomeração de público foram vistoriados pela corporação nos últimos meses. Segundo ele, as atividades tiveram um saldo positivo e serão intensificadas nos próximos dias. Alvará de funcionamento; saídas de emergência devidamente sinalizadas e desobstruídas; e extintores de incêndio dentro do prazo de validade serão alguns dos itens analisados durante as inspeções.

“Todos os órgão fazem fiscalização conjunta sob o comando dos promotores Cláudio Guimarães e Cláudio Cabral Marques. Por parte do Corpo de Bombeiros, procuramos a documentação desses estabelecimentos e orientamos sobre as irregularidades que poderíamos encontrar para que o proprietário se adeque de acordo com a legislação”, disse o coronel França.

SAIBA MAIS

A portaria nº 085/2011, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, que modificou a Lei Nº 6.546 d 29 de dezembro 1995, que dispõe sobre o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico do Estado do Maranhão, estabelece que casas de eventos com capacidade acima de 200 pessoas precisam atender uma série de itens de segurança.

Quem descumpre a legislação de segurança tem o estabelecimento interditado e prazo de 30 dias para regularizar a situação. Nesse período, não podem ser realizados eventos no local. Se o proprietário insistir em manter a casa noturna em funcionamento, paga multa que varia de R$ 118,00 a R$ 1.080,00, de acordo com a capacidade de público do local. A população pode denunciar ao Corpo de Bombeiros estabelecimentos que não cumpram as normas de segurança exigidas em lei. As denúncias podem ser feitas pelo serviço de emergência 193.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.