Editorial

A cidade e seus problemas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

Descaso na assistência em saúde, problemas na educação, transporte público, infraestrutura e saneamento básico. Esses foram alguns dos dilemas dos moradores da capital maranhense apresentados na reportagem especial publicada na edição do fim de semana de O Estado, uma parceria da equipe de O Estado com o Imirante.com. A edição apresentou um Raio-X sobre alguns dos grandes problemas que afetam diretamente o cotidiano da população de São Luís. Problemas enfrentados diariamente e que servem de alerta e desafio para a administração pública.

Somente este ano, a capital maranhense recebeu R$ 400 milhões em recursos do Governo Federal para aplicar em serviços de atenção à assistência farmacêutica, atenção básica, assistência médica de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar e vigilância em saúde, mas os problemas no sistema de saúde continuam graves. Nos hospitais públicos de grande fluxo de usuários como o Hospital Djalma Marques (Socorrão I), Hospital Clementino Moura (Socorrão II) e o Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos (Hospital da Criança), a reportagem ouviu usuários que denunciaram as longas esperas, falta de informação e o drama de pacientes acomodados nos corredores dos hospitais.

O sistema de saneamento básico também ainda é considerado insuficiente. Segundo o Ranking de Saneamento nas 100 Maiores Cidades, publicado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a Go Associados, a capital maranhense ocupa a 83ª posição. Segundo o ranking, a cidade oferece serviços de água tratada para 80,62% dos habitantes, porém, apenas 45,5% deles tem acesso a coleta de esgoto e, somente 8,07% do esgoto gerado é tratado. A capital encontra-se ainda entre as seis grandes cidades do país que fizeram menos de 1% das ligações faltantes para universalizar o atendimento de água tratada. Problemas de saneamento básico, segundo especialistas, podem resultar na proliferação de mosquitos e isso serve de alerta, principalmente, em tempos de surtos de doenças como dengue, chykunguya e zika, transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Na educação, professores e alunos enfrentam diariamente problemas básicos como falta de material escolar, insegurança, problemas de infraestrutura, professores insatisfeitos, ausência de creches e escolas em tempo integral são alguns dos problemas que rondam a educação de crianças e adolescentes que utilizam o sistema de ensino municipal. Um cenário que pode ser classificado como um descaso com o futuro de crianças e adolescentes que precisam de um ensino de qualidade.

No transporte público, a situação também é considerada desumana por usuários. Frota insuficiente, ônibus velhos são recorrentes reclamações da população, porém, o que se espera é que essas questões sejam sanadas com a aplicação do resultado da licitação do transporte público, já concluída.

Em uma cidade considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, rica em tradições culturais e belas paisagens, o que se espera é uma reflexão e ações imediatas para resolver problemas antigos da população.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.