Precariedade

Buracos tomam ruas de bairros de São Luís

Ruas e avenidas são importantes acessos aos bairros, mas a infraestrutura delas não atende à necessidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

Nem as principais vias de bairros com uma melhor infraestrutura na capital estão livres dos buracos. As crateras dificultam a passagem dos veículos e até colaboram para engarrafamentos, em alguns casos.
Na Rua 5, no Residencial Araras, os motoristas não conseguem trafegar poucos metros sem ter que desviar de um buraco. A via é uma das principais ligações com o Residencial Pinheiros, o que garante chegar rapidamente à Avenida Jerônimo de Albuquerque. Por isso, a rua recebe um grande fluxo de veículos durante todo o dia, mas sua infraestrutura não corresponde à necessidade dos usuários.

O morador Victor Cel­so Dumont de Oliveira lembra as promessas de asfaltamento da rua que nunca foram cumpridas e que os moradores e outras pessoas que trafegam pela rua continuam enfrentando os mesmos problemas. “Quando asfaltaram a Avenida do Aririzal, disseram que essa rua também seria recapeada. Taparam os buracos que havia e disseram que iriam voltar. Isso nunca aconteceu. Asfaltaram as duas avenidas, de um lado e de outro, e não voltaram aqui”, recordou-se.

Quando chove, a lama esconde os buracos e quem não conhece cai neles, quebra carro” Victor Celso Dumont, sobre buracos em avenida do Residencial Araras

Na Rua 1 do Parque Irapoã – Aurora, a situação é parecida. Mas em vez de buracos espalhados por todo o asfalto, a quantidade de crateras é menor, mas os mesmos são maiores, o que prejudica ainda mais o trânsito na via. É preciso reduzir a velocidade consideravelmente para passar pelo trecho sem causar danos aos veículos.

O III Conjunto Cohab Anil também enfrenta a mesma situação. Na Av. 19, conhecida também como Av. Henrique Leal, são poucas as crateras, mas o tamanho e profundidade preocupam quem precisa passar pelo local. “Se um carro passa em alta velocidade aqui, ele não tem co­mo frear. O carro vai cair no buraco ou desviar e bater numa ca­sa dessas. É muito perigoso”, disse Maria dos Reis Sousa.

Em nota, a Secretaria Munici­pal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que já alcan­çou mais de 90 bairros com ações de urbanização e obras de drenagem superficial e profunda. A Semosp informa que realiza ainda levantamento das comunidades ainda não beneficiadas para que sejam incluídas no planejamento de serviços do órgão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.