Sustentabilidade

São José de Ribamar ganha posto de reciclagem

Ecocemar será o 20º no estado, onde já existem 14 em São Luís, três em Imperatriz, um em Timon, um em Caxias

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
População pode entregar material para reciclar no Ecocemar
População pode entregar material para reciclar no Ecocemar (Ecocemar)

A cidade de São José de Ribamar ganhou ontem o 20º posto de reciclagem do Ecocemar. Já são 14 em São Luís, três em Imperatriz, um em Timon, um em Caxias e o mais novo na cidade balneária. O projeto existe há cinco anos e já proporcionou a reciclagem de quase 14 mil toneladas de resíduos.

Nesses cinco anos, o projeto Ecocemar tem trazido mais maranhenses para a cultura da reciclagem, que também troca resíduos recicláveis por desconto na fatura de energia elétrica residencial ou de instituições filantrópicas, com a destinação do material à indústria de reciclagem em parceria com empresas maranhenses.

Para participar do projeto, é muito simples: basta ir aos postos de coleta do Ecocemar com a conta de energia; solicitar o cartão Ecocemar gratuitamente; apresentar o cartão Ecocemar em todas as entregas e levar resíduos separados por tipo, limpos e secos.

O Ecocemar recebe papel (papelão, revistas, livros, jornal, etc), plástico (garrafa pet, sacolas, embalagens, PVC, etc); metal (aço inox, lata, ferro, alumínio, bronze, chumbo, panela de alumínio e bateria de carro), embalagens tipo tetra pak (caixinhas de leita, suco, creme de leite, extrato de tomate e leite condensado...); resíduo orgânico (óleo de cozinha); resíduo eletrônico (pilhas, baterias de celular - não geram bônus na conta de energia); recipiente de vidro com tampa de plástico (não geram bônus e são doados ao banco de leite materno).

Saiba Mais

Já são mais de 51 mil clientes participantes. Além disso, o Ecocemar já totalizou mais de R$ 700 mil em bônus, nas suas contas de energia, que foram direcionados de acordo com suas doações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.