Posse

Mais 5 novos juízes passam a integrar o Judiciário maranhense

Posse ocorreu na manhã de ontem no Tribunal de Justiça do Maranhão; magistrados foram aprovados no último concurso público

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) empossou, na manhã de ontem, cinco novos juízes de direito substitutos, aprovados no último concurso público. Caio Davi Medeiros, Ivis Monteiro Costa, Aurimar de Andrade Arrais Sobrinho, Rafael Felipe de Souza Leite e Nuza Maria Oliveira Lima foram nomeados no dia 4 de julho deste ano. Com a posse dos novos magistrados, cai para seis o número de comarcas vagas no Judiciário estadual.

A nomeação de novos magistrados para suprir a carência da Justiça de 1º Grau é uma das prioridades do presidente do TJMA, desembargador Cleones Carvalho Cunha, que – durante o ato de posse – falou da alegria de todos os membros da Corte e da missão especial que os novos juízes passarão a ter, competindo-lhes o poder de julgar seus semelhantes e decidir variados aspectos de suas vidas.

“Apesar dos desafios que se apresentarão a partir de agora, asseguro que daqui a 30 ou 40 anos, todos vocês dirão que valeu a pena exercer esta função”, pontuou o presidente.

O juiz Aurimar Arrais Sobrinho falou em nome dos empossados e ressaltou os obstáculos que enfrentaram, nos anos de preparação, para chegarem ao cargo. Ele frisou o novo momento na vida dos magistrados, que voltarão sua atenção para a luta diária em prol do Estado do Maranhão, carente de mínimos direitos fundamentais.

“Que tenhamos serenidade para compreender os fatos e aplicar o melhor direito, sejamos firmes e rígidos quando necessário, mas sem perder nossa humanidade”, avaliou.

O presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), juiz Gervásio Protásio dos Santos, ressaltou a diversidade e qualidade da magistratura maranhense, fortalecida com a chegada dos empossados que travaram grande esforço para alcançar o cargo. “Vocês terão as dificuldades e as dores das decisões, mas tudo vale a pena para prestar uma jurisdição que, efetivamente, contribua com a população”, disse.

Compromisso

Os cinco novos magistrados ressaltaram seus esforços durante os anos de estudo, sacrifícios e abnegações, para realizarem o sonho que se concretiza com a posse no cargo de juiz de direito.

“Trazemos um novo gás e renovação da magistratura maranhense e queremos contribuir com a Justiça, aprendendo com quem nos antecede”, afirmou o juiz Aurimar Arrais, que é natural do Estado do Rio Grande do Sul (RS), mas já vive há dez anos no Maranhão.

O magistrado Caio Medeiros, natural do Piauí (PI), também manifestou a felicidade e disse esperar desempenhar bem a função e ajudar a população das comarcas carentes de juízes. “Esperamos melhorar a situação do povo maranhense e contribuir com a comarca e a magistratura”, disse.

“Quero firmar o compromisso com a população maranhense de uma prestação jurisdicional célere e eficiente”, afirmou o juiz Ivis Costa, natural de Aracaju (SE).

A juíza Nuza Maria Oliveira, natural de Jacobina (BA) e que trabalhava como assessora de juiz no interior do Maranhão, falou do papel do Judiciário na melhoria das condições de vida e das políticas públicas em prol da sociedade. “Espero, sinceramente, dar o melhor de mim e corresponder ao que o povo espera de um juiz”, afirmou.

“Assumimos o compromisso com o dever de servir ao povo do Maranhão, acreditando no princípio da Justiça e naquilo que ele significa”, avaliou o juiz Rafael Leite, natural da cidade de Ipatinga (MG).

SAUDAÇÃO – O desembargador Joaquim Figueiredo dos Anjos fez o discurso de saudação aos novos membros da Magistratura, destacando a nova história que os juízes viverão a partir de agora, quando suas vidas caminharão ao lado de sonhos, lutas e esperança daqueles que se socorrem ao Poder Judiciário, e contribuirão na construção de uma sociedade digna, na reafirmação do Estado Democrático de Direito.

“A judicatura exige preparo intelectual, emocional e físico, e o que a sociedade anseia e espera é uma Justiça de qualidade, voltada para o homem, e não apenas para o processo”, ponderou.

O desembargador apresentou a Campanha #SomosTodosJuízes, iniciativa da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) para buscar maior conscientização da sociedade sobre a importância da ética nas ações cotidianas, do papel dos magistrados e de um Judiciário firme e independente.

Além do presidente do TJMA e do presidente da AMMA, fizeram parte da Mesa da solenidade, o juiz diretor do Fórum de São Luís, Sebastião Joaquim Lima Bonfim, e a mãe da juíza empossada Nuza Oliveira, Luzia Oliveira. Participaram da solenidade de posse, amigos e familiares dos empossados, além de juízes e servidores do Judiciário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.