Cidadania

DPE fará ação para população de rua no Convento das Mercês

Além de documentos, no sábado serão ofertados serviços de beleza, atendimentos médicos e apresentação musical

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Prédio do Convento das Mercês, que sediará as atividades da ação Todos pelos Direitos Humanos, promovida pela Defensoria Pública
Prédio do Convento das Mercês, que sediará as atividades da ação Todos pelos Direitos Humanos, promovida pela Defensoria Pública (convento)

A ação social Todos pelos Direitos Humanos será realizada neste sábado, 23, a moradores de rua e comunidade da área do Centro Histórico. Na ocasião, serão ofertados atendimento jurídico, emissão de documentação básica e de cartão do SUS, caminhão do peixe, avaliação nutricional, consultório na rua e vacinação.

O evento acontecerá no Convento das Mercês, no período de 8h às 13h, numa promoção da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Núcleo de Direitos Humanos (NDH), e em parceria com a Defensoria Pública da União (DPU), o Município de São Luís e o Governo do Estado.

Defensores públicos estaduais e federais estarão à disposição da população em situação de rua que vive na área do Centro Histórico, para prestar esclarecimentos e encaminhar as diversas demandas solicitadas na oportunidade. A programação também prevê a realização de ações de promoção de imagem pessoal e beleza, como corte de cabelo e limpeza de pele.

Os moradores de rua ainda encontrarão no local, aplicação de flúor, exame de glicemia e teste rápido, assegurados pelo Consultório na rua. Já as consultas e exames oftalmológicos serão oferecidos pelo Hospital do Olho. De vacinação, haverá doses contra a febre amarela, tétano e a tríplice viral.

Parceiros
A Banda de Música do Bom Menino também fará uma apresentação durante a ação, que tem como um dos principais parceiros a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). O órgão participou de todo o processo de formatação do evento, juntamente com o NDH. Várias reuniões foram realizadas com esta finalidade, desde o mês de junho último.

Outro grande apoiador da ação Todos pelos Direitos Humanos é o governo estadual, por meio do Viva Cidadão, que estará disponibilizando, no Convento das Mercês, toda a estrutura necessária para a emissão de documentos, dentre outros serviços de difusão dos direitos humanos e cidadania.

Serviços ofertados

- Atendimento jurídico
- Emissão de documentos
- Cartão do SUS
- Caminhão do peixe
- Avaliação nutricional
- Vacinação
- Atendimento médico
- Beleza

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.