Caminho perigoso

Obra de drenagem pode contaminar APA do Itapiracó

Tubulação da rede profunda de drenagem na área do Parque Vitória se encaminha para a área de proteção, que deve receber os dejetos lançados na rede

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Tubulação  já está bem perto da área verde da APA do Itapiracó
Tubulação já está bem perto da área verde da APA do Itapiracó (Tubulação)

O Governo do Estado está implantando uma rede de drenagem profunda na área do Parque Vitória. Os serviços foram iniciados no começo de junho e recebidos com alegria pelos moradores da região, que já estavam cansados de esperar pelo fim dos alagamentos na área em dias de chuva forte, além da buraqueira que compromete o trânsito. Mas a obra tem um problema: a tubulação está sendo instalada em direção à Área de Proteção Ambiental (APA) Itapiracó, que deve receber os dejetos lançados pela rede.

Atualmente, a frente de trabalho está em andamento na Avenida Principal do bairro. A obra, executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), contemplará desde a drenagem profunda até a nova pavimentação de algumas vias na região, como parte do Programa Mais Asfalto, realizado em parceria com a Prefeitura de São José de Ribamar.

E é na Rua A, do Residencial Terra Livre, que está o problema que preocupa os moradores. É que a tubulação para escoamento da água das chuvas está sendo instalada em direção à área de vegetação da APA do Itapiracó. “Acho que é porque tem um riacho que passa por aqui. Então, vão jogar a água das chuvas para lá, mas a enxurrada deve abrir buracos na mata”, afirmou Elivânia Vieira, moradora do local.

Por decreto
A Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó foi criada pelo Decreto Estadual nº 15.618, de 23 de junho de 1997, e tem um total de 322 hectares, cobertos, ainda, por uma vegetação remanescente da Floresta Amazônica classificada como mata de terra firme e mata periodicamente representada por angelim, andiroba, pequi, bacuri, ariri, sapucaia, buriti, janaúba e tucum, entre outras. Segundo o decreto, a área tem como limites: o Conjunto Parque Vitória, ao Norte; ao Sul, Condomínio Itapiracó; a Oeste, Conjunto Ipem Turu; a Leste, Conjunto Cohatrac e Loteamento Soterra.

Ainda segundo o decreto, na APA poderão ser desenvolvidas múltiplas atividades, desde que sejam obedecidos critérios de conservação, segurança, racionalidade, interdependência e sinergia e observada a legislação ambiental federal, estadual e municipal. A implantação de atividades, segundo o decreto, será precedida da elaboração de estudos e projetos básicos, de acordo com a legislação pertinente, ficando a cargo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais a fiscalização do cumprimento do que determina o decreto.

No total, a rede de drenagem que está sendo instalada na região terá 985 metros. Além da drenagem, os serviços incluirão o melhoramento de ruas na área do Parque Vitória e Parque Jair, facilitando a mobilidade urbana e a ligação entre os municípios de São Luís e São José de Ribamar, em uma área de grande índice populacional. Se­rão 4,3 quilômetros de vias melhoradas, 3,6 km de tapa-buracos, 800 metros de pavimentação, com um investimento total de R$ 3,215 milhões. Entre asfaltamento, drenagem profunda, recapeamento, aber­tura de vias, melhoramento e urbanização, serão beneficiadas, além da Avenida Principal do bairro, as ruas A, H, 07, Maria de Fátima Figueiredo e a Avenida 2.

Segundo operários que estavam no local, a instalação da tubulação começou dia 5 deste mês e deve ser entregue até o fim da próxima semana, integrando a rede que tem início na Avenida Principal do Parque Vitória e vai fazer a drenagem de toda a região, melhorando a pavimentação das vias e resolvendo o problema dos alagamentos, que são constantes em dias de chuvas mais fortes.

Em nota, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) informou que a rede de drenagem do bairro Parque Vitória que está sendo direcionada para a Área de Proteção Ambiental do Itapiracó é exclusiva para drenagem pluvial (água da chuva) e por isso não implicará em poluição ambiental da referida área protegida. A Sinfra frisou, ainda, que a população deve evitar jogar resíduos poluentes na rede de drenagem pluvial.

SAIBA MAIS

Em 2014, a APA do Itapiracó foi urbanizada pelo Governo do Estado. As obras executadas incluem a pavimentação do acesso à APA de pouco mais de 2,5 quilômetros, execução de serviços de drenagem e rede elétrica, além da construção de uma praça, de uma área para caminhada e de um estacionamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.