Perigo à saúde

Instalações do antigo Clube Lítero servem de criadouro para o Aedes

Considerado há algumas décadas um dos locais mais tradicionais da Grande Ilha, o que sobrou do clube serve como lixeiro e abrigo para o mosquito transmissor de doenças, como a dengue, zika e febre chikungunya

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

[e-s001]As instalações do antigo Grêmio Lítero Recreativo Português, localizadas na Avenida Casemiro Júnior (no Anil) servem atualmente como criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e febre chikungunya. O Estado esteve no local na tarde de sexta-feira, 15, e constatou que, em vários trechos da sede do clube, há acúmulo de água. Agentes de controle de endemias já estiveram no local em outra ocasião, mas, por se tratar de um grande espaço, hoje usado para descarte de lixo e entulhos, a possibilidade de se formarem criadouros do mosquito se mantém.

Após passar pela entrada principal, é possível perceber que há apenas os espaços onde antes ficavam três piscinas, usadas há alguns anos pelos frequentadores. Em uma delas, existe água concentrada. Por causa da falta de manutenção das instalações, o líquido não é retirado, propiciando o aparecimento de focos do mosquito.

[e-s001]Além das piscinas, a concentração de água suja no interior do antigo Lítero também é vista em garrafas plásticas que estão espalhadas pelo chão. De acordo com moradores da região, pessoas procuram diariamente o clube para despejar lixo.

Ao lado de outra piscina do antigo clube, havia restos de construção (como pedras e sobras de concreto). Lojistas que têm esta­belecimentos próximos ao local não souberam informar quem colocou indevidamente o entulho lá. “A gente vê alguns caminhões de vez em quando por aí, mas não deu para ver quem era”, disse um comerciante, que preferiu não ser identificado.

[e-s001]Sobre a constatação de criadou­ros do mosquito Aedes no local, a coordenação do programa de Combate à Dengue em São Luís informou que será feita uma inspeção no trecho. O Município ressaltou ainda que realiza, no bairro Anil (onde fica o Lítero) e adjacentes, visitas domiciliares com agentes de saúde.

SAIBA MAIS

Outro problema denunciado no local por vizinhos é o uso do antigo Lítero para o consumo de drogas. O Estado presenciou a saída e entrada de pessoas do local. No entanto, ninguém foi flagrado utilizando entorpecentes. A Polícia Militar informou que efetua diariamente rondas no trecho, para evitar ações criminosas.
Dados
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), 23.132 casos foram notificados de dengue no estado. Em São Luís, ainda de acordo com a pasta e no mesmo período, houve 3.051 notificações da doença.

Números da dengue
Casos notificados no Maranhão – 23.132
Casos notificados em São Luís – 3.051
Mortes por dengue em 2016 no MA – 9

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde (SES)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.