indústria

Indústria apresenta propostas para Brasil retomar o crescimento

Modernização das leis trabalhistas, regulação equilibrada da terceirização e o rigoroso controle das contas do governo são algumas das sugestões

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
(edilson)

Em comunicado às federações das indústrias dos estados, o presidente da Con­federação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, apresentou propostas para o Brasil voltar a crescer. Na lista de medidas apontadas estão incluídas como metas prioritárias as reformas estruturantes para recuperar o caminho do crescimento, abrangendo temas como a modernização das leis trabalhistas, a regulação equilibrada da terceirização, o rigoroso controle das contas do governo, mudanças na Previdência Social e a criação de uma agenda a favor da retomada do desenvolvimento. Estas são, a princípio, as premissas básicas para a melhoria do ambiente de negócios e com capacidade de estimular o retorno de investimentos no setor produtivo.
“Para que essa iniciativa alcance êxito, é necessária a participação do governo, dos empresários, dos trabalhadores e da sociedade, crian­do assim um elo determinante na construção de um caminho seguro, capaz de apontar saída eficaz para escapar da crise econômica”, assegurou Robson Andrade. Com base neste argumento, a CNI aponta a adoção de disciplina e rigor nas contas governamentais como regra fundamental para aliviar as pressões sobre a inflação e a política monetária.
Em relação ao aumento de impostos, o documento da CNI indica que a classe produtora esta submetida a uma carga tributária insuportável, desaprovando qualquer iniciativa do governo para a elevação de tributos. E deixa claro que o governo poderá aumentar a arrecadação com as carências do país em infraestrutura de transporte, representando uma grande oportunidade para ampliar a participação do setor privado na construção, modernização e na gestão de rodovias, portos, ferrovias e aeroportos, entre outras atividades empresariais. E para que esse desafio seja cumprido, é preciso apenas aprimorar os marcos regulatórios e dar segurança para o cumprimento dos contratos.

Leis trabalhistas
Quanto à modernização das leis trabalhistas, a CNI acha que deve ocorrer sob a ótica da economia moderna, com a valorização da negociação coletiva, consagrada na Constituição Federal e em resoluções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), para alcançar novo patamar nas relações do trabalho. “E, nesse ambiente, empregados e empresas assumem o protagonismo ao formularem as regras que regerão as próprias vi­das, sempre à luz das garantias constitucionais e do Direito do Trabalho”, acentuou o presidente da instituição Robson Andrade.
Consciente da importância des­se documento contendo propostas para o Brasil voltar a crescer, o presidente da Fiema, Edílson Baldez, afirma que o diagnóstico apre­senta soluções objetivas para o enfrentamento dos problemas crônicos que o país atravessa. “Essa é a fórmula mais objetiva para solucionar os entraves da indústria e da economia nacional, pois sem uma indústria forte, geradora de empregos e benefícios à sociedade, o desenvolvimento do Brasil torna-se difícil e lento”, avalia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.