Disputa eleitoral

Eleições 2016: PSOL vai se coligar com PCB

Comunistas irão indicar o vice para compor a chapa com o pré-candidato Valdeny Barros

Carla Lima

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

Nas eleições em São Luís, o PCB não lançará candidato próprio este ano. O partido de ultraesquerda decidiu coligar com o PSOL indicando um vice para compor a chapa com Valdeny Barros. Devido ao acordo firmado entre as duas legendas, a convenção do PSOL agendada para hoje ficou transferida para o próximo dia 29.
O motivo do adiamento é a necessidade de dá mais tempo para que o PCB decida quem será o candidato a vice. A previsão é de que até amanhã os membros do chamado “partidão” decidam e anunciem quem é o nome para compor a chapa encabeçada por Valdeny Barros, candidato a prefeito do PSOL.
Essa não é a primeira vez que as siglas se aliam para disputa eleitoral. Em 2012, quando Haroldo Sabóia foi candidato a prefeito e Sildeane Coutinho foi a candidata a vice.
Assim como há quatro anos, tanto o PCB quanto o PSOL abriram diálogo para formação de uma frente de esquerda com o PSTU. As negociações não avançaram entre os três partidos devido a divergências em conteúdo programático.

Decisão
Para esta eleição, somente na semana que começa o período de convenção é que o PSOL e o PCB conseguiram fechar acordo.
Os demais ultraesquerdistas do Maranhão preferiram lançar candidatura própria. O PSTU oficializa na sexta-feira, 23, a candidatura de Cláudia Durans que compõe chapa com Marcondes Leite.

Partidos terão menos de 10s

O fato do PCB se coligar com o PSOL em nada mudará o tempo de televisão e rádio que o candidato Valdeny Barros terá. Pela representatividade, o candidato ultraesquerdista terá cerca de 10 segundos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.