Competição

Abin afirma que todas as ''ameaças'' à Rio 2016 são apuradas

Em nota, Agência diz que "muitas" dessas "ameaças" são descartadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

Rio - A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) divulgou nota ontem para afirmar que "todas as ameaças" relacionadas à Olimpíada Rio 2016 são "minuciosamente" apuradas, "em particular as relacionadas ao terrorismo". No documento, o serviço de inteligência brasileiro informa que "muitas" dessas "ameaças" são descartadas, enquanto as que merecem "atenção" são "exaustivamente" investigadas.

Pouco antes de a Abin divulgar essa nota, o Palácio do Planalto informou que o presidente da República em exercício, Michel Temer, foi avisado pelo Gabinete de Segurança Institucional de que é falsa uma informação de um deputado francês de que um brasileiro, supostamente ligado ao grupo terrorista Estado Islâmico, estaria planejando um ataque durante o evento esportivo.

"Todas as ameaças relacionadas aos Jogos Rio 2016 estão sendo minuciosamente apuradas, em particular as relacionadas ao terrorismo. Muitas são descartadas e as que merecem atenção são exaustivamente investigadas", diz a nota da Abin divulgada nesta terça.

Atropelamento

Na semana passada, após um motorista de caminhão atropelar uma multidão em Nice, na França, e matar mais de 80 pessoas, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen, chamou a imprensa ao Palácio do Planalto para dizer que o governo fará uma "revisão" das medidas de segurança planejadas para os Jogos para encontrar "eventuais lacunas".

Ao divulgar a nota ontem, a Abin destacou que, em razão da "sensibilidade do tema", as ameaças aos Jogos são tratadas, "de forma integrada", pelos órgãos responsáveis pelo combate ao terrorismo.

"Os órgãos responsáveis pelo planejamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos reafirmam seu compromisso com a garantia integral da segurança de todos os presentes ao grande evento", acrescentou a agência no documento enviado à imprensa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.