Mais rigidez

Normas para embarque em voos estão mais rígidas

No aeroporto de São Luís, a movimentação de passageiros foi normal, mesmo com as novas regras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
No aeroporto de São Luís, não houve transtornos no embarque
No aeroporto de São Luís, não houve transtornos no embarque (Aeroporto)

Desde ontem estão em vigor no­vas normas estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para o embarque de passageiros em voos domésticos nos aeroportos de todo o Brasil. No Aeroporto Marechal Hugo da Cu­nha Machado, em São Luís, as no­vas medidas entraram em vigor e durante a manhã não haviam sido registrados problemas por causa das mudanças, como aconteceu em outros terminais de passageiros no país.

As mudanças deixaram mais rígidas as inspeções feitas em passageiros para as áreas restritas dos aeroportos, como a área de embarque, e nas bagagens de mão. Como as revistas estão sendo mais criteriosas, é normal que haja demora no procedimento e, consequentemente, aumente o tamanho das filas.

Contudo, situação como essa não foi registrada no terminal de passageiros da capital maranhen­se durante a manhã e a movimen­tação manteve-se dentro da expectativa, diferentemente do que ocorreu em nos maiores aeroportos no Brasil, como o de Congonhas, em São Paulo, e o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, onde foram registradas longas filas e muita reclamação.

A assessoria de comunicação da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que, em São Luís, os funcionários foram capacitados para prestar todo o serviço e orien­tação de modo que não cau­sa transtornos para os passageiros.

Rigidez
Os procedimentos a que os passageiros estão sujeitos são os seguintes: passagem pelo pórtico; revista física (ou passagem pelo escâner corporal); retirada de notebook da bagagem de mão; revista de bagagem de mão pelo equipamento de raios-x e a abertura de bagagem de mão para inspeção.

A revista física aleatória é aquela em que o passageiro é revistado por um Agente de Proteção da Aviação Civil (Apac) do mesmo sexo, independentemente do disparo do alarme do equipamento de raios-x. A revista poderá ocorrer em local público ou reser­vado, a critério do passageiro e dos Apac, e com presença de testemunha.

A retirada de computador portátil e de outros dispositivos eletrônicos do interior de malas e mochilas transportadas na bagagem de mão também será obrigatória na passagem pelo Raios X para voos domésticos. Atualmente, essa medida é adotada para voos internacionais.

A inspeção manual aleatória de pertences de mão no momento da passagem pelo equipamento de raios-x também poderá ser solicitada; nesse caso, os passageiros deverão abrir suas bagagens de mão para inspeção pelos Apac.

SAIBA MAIS

A Anac recomendou que os passageiros cheguem ao embarque com duas horas de antecedência. Sugeriu àqueles que embarquem com notebooks que retirem antecipadamente esses equipamentos da bagagem de mão, assim como cintos, relógios e objetos metálicos antes da passagem pelo pórtico (raios-x), para colaborar para que o processo seja feito com mais celeridade.

Nesse período de férias e com a proximidade dos Jogos Olímpicos, a demanda pelo transporte aéreo naturalmente aumentará, o que exige organização maior dos operadores aeroportuários e companhias aéreas e a colaboração dos passageiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.