Economia

Medo do desemprego bate recorde no mês de junho, aponta CNI

Indicador teve alta de 1,9%, para 108,5 pontos; já o índice de satisfação com a vida continua em patamar baixo, segundo pesquisa divulgada ontem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46

BRASÍLIA

O Índice de Medo do Desemprego subiu 1,9% em junho deste ano, na comparação com março, para 108,5 pontos, o maior nível da série histórica, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A divulgação desse índice é trimestral.
"O maior valor da série, até então, havia sido verificado em julho de 1999, em meio à crise de desvalorização do real", informou a entidade. O indicador é calculado desde março de 1999.
A pesquisa, de acordo com a CNI, foi feita entre 24 e 27 de junho de 2016 com 2.002 entrevistas em 141 municípios.
De acordo com a economista da CNI, Maria Carolina Marques, o aumento do medo do desemprego indica que a economia terá mais dificuldades para se recuperar.

Crise
"Uma pessoa com medo de perder o emprego procura guardar dinheiro para se sustentar em caso de demissão e adiar as compras, principalmente as de bens de maior valor, que demandam financiamento. Isso deprime a demanda e acaba prolongando a crise econômica", avaliou.
Já o índice de satisfação com a vida apresentou crescimento de 0,8% em junho de 2016, quando comparado a março, para 93,1 pontos.
Apesar do crescimento do indicador no trimestre, ele ainda se encontra no segundo menor valor de sua série histórica, acrescentou a entidade.
"O índice teve uma pequena reação, mas não recuperou a forte retração de 2,8% registrada no trimestre anterior", acrescentou Maria Carolina, da CNI. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.