Progresso

Matinha investe em setores básicos

Meta da administração municipal é elevar os índices de desenvolvimento humano com foco na qualificação da educação e no sistema de saúde

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Praça no centro de Matinha, município localizado na Baixada Maranhense, que está executando um plano para sair do mapa da pobreza
Praça no centro de Matinha, município localizado na Baixada Maranhense, que está executando um plano para sair do mapa da pobreza (Cidade)

Matinha - A Prefeitura do município de Matinha, localizado na Baixada Maranhense, uma das regiões mais pobres do estado, está investindo em setores básicos para a elevação dos Índices de Desenvolvimento Social. A meta é tirar Matinha das listas de municípios com progresso lento.

O plano para tirar Matinha da condição de vulnerabilidade está sendo desenvolvido com foco no aumento do número de salas de aula, na qualificação de professores e diretores e na intensificação das ações de combate à evasão escolar.

Exemplo disso é a escola do povoado da zona rural Belas Águas. O prédio foi reformado e ampliado, com o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

A administração municipal de Matinha vem se valendo de parcerias para sair da condição de município pobre e com baixos índices sociais. Uma alternativa são as emendas e outros auxílios de parlamentares, a exemplo dos festejos de juninos, ainda comentado na cidade.

Este ano o deputado Glaubert Cutrim (PRB) apoiou o tradicional festejo que foi nomeado o melhor dos últimos anos com programação variada e que atraiu turistas de vários outros município da região. O resultado foi o aquecimento da economia matinhense. Durante uma semana foram comercializados comidas e bebidas da época.

Saúde

O sistema de saúde de Matinha está em pleno progresso. A Prefeitura inaugurou recentemente uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no povoado Tanque de Valença; atitude pautada no planejamento de qualificar os setores básicos tanto na zona urbana quanto na rural do município.

A presença de médicos nos postos, o atendimento mais humanizado, o fornecimento de medicamento e os programas de combate a enfermidades graves estão elevando a qualidade de vida dos matinhenses.

Outro setor que está merecendo a atenção especial da administração municipal de Matinha é o de infraestrutura. Também em parceria, o município ganhou este ano, como praças, recuperação e pavimentação de ruas; construção e recuperação de mais de 100 quilômetros de estradas vicinais e a construção de cinco poços artesianos, além de asfaltamento nas vias do Centro.

Os poços são base para melhoria da saúde dos moradores do municípios. O número de casos de doenças de veiculação hídrica foi reduzido. O que significa que crianças e idosos, mais vulneráveis às doenças, estão adoecendo menos com a água boa para consumo.

Mais

História de Matinha

Em meados do século XIX, os colonizadores padre João do Lago e comendador Antônio Alves da Silva instalaram, nas proximidades do centro da cidade atual, engenhos de açúcar. Ao mesmo tempo, o comendador José Belfort e o caboclo Eziquiel Meireles instalaram fábricas de farinha de mandioca. Esses proprietários se fizeram acompanhar de um elevado número de escravos que contribuíram para o desbravamento do território onde se localiza o município de Matinha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.