Eleições 2016

Partidos marcam datas de convenção e cenários vão começar a ser definidos

Período de convenção partidária é o início do processo eleitoral, em que as legendas confirmam suas posições para o pleito que ocorrerá no início de outubro

Carla Lima

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Candidatos a prefeito
Candidatos a prefeito

Pelo calendário eleitoral, a partir da quarta-feira, 20, começa o prazo para que os partidos realizem as convenções para escolha de candidatos da eleição majoritária e também da proporcional. Esse período vai até dia 5 de agosto. Em São Luís, praticamente todos os partidos que já estão com candidatos definidos já marcaram as datas para realizar suas convenções partidárias.
O primeiro partido que fará sua convenção é o PT. A direção municipal se reunirá na sede do partido para homologar decisão já tomada em plenária no fim de junho. Pela decisão da maioria dos presentes, o PT não lançará candidato própria para poder apoiar a candidatura à reeleição do prefeito Edivaldo Júnior (PDT).
Nessa convenção, o PT também deliberará sobre o nome do partido que pode ser indicado para compor a chapa de Edivaldo Júnior como candidato a prefeito.

Mais datas
Na mesma data da convenção do PT fará sua reunião partidária o PSOL. O partido vai oficializar o nome de Valdeny Barros como candidato a prefeito da capital.
No próximo dia 22, o partido que fará sua convenção é o PSTU. A legenda vai reunir sua militância da Câmara Municipal de São Luís para confirmar a decisão de Cláudia Durans ser a candidata a prefeita. No local serão anunciados ainda os nomes dos candidatos a vereador pelo partido.
Também já decidiu a data de fazer as convenções o PCdoB. Em são Luís, o partido se reunirá dia 23 deste mês para confirmar apoio à candidatura do prefeito Edivaldo Júnior. O partido, nesta eleição, será mais coadjuvante no processo eleitoral já que desta vez, é o PDT que comanda o processo de tentativa de reeleição do prefeito.

Penúltima semana
O PDT escolheu o dia 29 – penúltima semana do prazo – para fazer sua convenção. O local ainda está sendo definido. Assim como ainda está sendo definido se haverá outras legendas fazendo a convenção no mesmo dia e local. Edivaldo Júnior tem – até o momento declarado – o apoio de 15 partidos.
O mais provável é que o partido que indicar o vice na chapa do pedetista faça a convenção junto com o PDT. E o mais provável é que seja o PSB esse partido, já que a tendência é de que a vaga de candidato a vice de Edivaldo saia de novo dos quadros socialistas.
Dois dias depois, fará a convenção o PPS da deputada Eliziane Gama. O local ainda não está definido. Eliziane Gama chegará a convenção com seu vice praticamente definido. A pré-candidata aguarda somente as definições de conversas com outros partidos como PV e PMDB para que conclua o processo de formação de sua chapa.
O PSDB é quem nos cenários atuais está com a prerrogativa de indicar o vice, o que pode mudará até dia 31 deste mês conforme as costuras que Gama vem fazendo para fortalecer sua candidatura.

Datas das convenções partidárias

PT 20 de julho

PSOL 20 de julho

PSTU 22 de julho

PCdoB 23 de julho

PDT 30 de julho

PP 3 de agosto

PMN 3 de agosto

PPL 4 de agosto

PMDB 4 agosto

PPS 5 de agosto

PSDB sem definição
PSB sem definição

Eduardo Braide e Wellington do Curso
Eduardo Braide e Wellington do Curso

Legendas ainda sem data definida fazer convenção

Somente o PSDB e o PSB ainda não definiram as datas que farão suas convenções. No caso dos tucanos, a convenção deverá ser realizada na última semana do prazo já que o presidente estadual da legenda, vice-governador Carlos Brandão, está em viagem oficial para China e deve retornar somente dia 27 deste mês.
O PSDB deverá, na verdade, fazer a sua convenção junto com o PPS no próximo dia 31.
O PSB ainda vai resolver seu problema interno com as tentativas de Bira do Pindaré ser candidato a prefeito pelo partido. No entanto, a previsão é de que o partido faça sua convenção em conjunto com o PDT no próximo dia 29.

Siglas de candidatos escolhem última semana para encontros

O deputado Eduardo Braide vai confirmar sua candidatura à Prefeitura de São Luís dia 3 de agosto. O PMN vai anunciar a chapa da majoritária e também confirmará os candidatos do partido para a vereador.
Sobre composição da chapa com outros partidos, o deputado já havia dito que há conversas com legendas e que estão praticamente fechadas a aliança em torno de sua candidatura. O pré-candidato não disse somente quem são os partidos que irão compor com o PMN.
Quem fará a convenção no mesmo dia 3 de agosto é o PP do pré-candidato Wellington do Curso. Ainda não há definição do local. O partido vai para a convenção anunciar a candidatura do deputado Wellington que vem embalado pelas últimas pesquisas de intenção de votos registradas em que ele aparece em 3º lugar atrás de Eliziane Gama e Edivaldo Júnior.

Fim do prazo
Também tem data definida o PPL do médico Zéluis Lago. Ele é pré-candidato a prefeito e confirmará sua candidatura dia 4 de agosto no auditória da Fetiema na Praça da Bíblia no Centro da cidade.
O PMDB deverá fazer sua convenção no último dia do prazo. Segundo o presidente municipal da sigla, vereador Fábio Câmara, a tendência é membros do partido passarem os próximos dias debatendo internamente sobre os rumos da legenda para outubro. Fábio Câmara é o pré-candidato do PMDB e busca apoiadores para compor sua chapa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.