Residencial

Inseguros, moradores querem fechar ruas na área do Planalto Pingão

Assaltos e arrombamentos são recorrentes na região, e moradores veem no fechamento das vias a solução para esse problema

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

Moradores do Residencial Filadélfia, localizado no Planalto Pingão, querem fechar os acessos a duas ruas do residencial. A medida é uma solução encontrada para coibir o grande número de assaltos, roubos de veículos e arrombamentos de imóveis que ocorrem frequentemente no local.

O residencial é formado por duas ruas: a Um e a Manoel Coelho Alencar. A área residencial vem sendo alvo de bandidos diariamente. Os moradores contam que as abordagens acontecem a qualquer hora do dia e sempre à mão armada. Com medo da ação dos bandidos, as pessoas vivem reclusas em suas casas. Mesmo assim, é preciso sair de casa para o trabalho, escola ou faculdade e nessa hora os bandidos atacam.

Josyane Karla Melo Gonçalves é uma das moradoras do residencial. Ela já foi vítima de três assaltos no local e sofre diariamente com o medo de passar por essa situação novamente. “Eles assaltam a qualquer hora e, se percebem que a casa está vazia, arrombam. Estamos totalmente sem segurança. Se passa uma moto ou alguém de bicicleta, já ficamos com medo”, disse.

Ela lembra que já pensou em se mudar várias vezes, mas permanece no residencial confiante em que a situação vai melhorar após os acessos serem fechados. “Muitas pessoas já foram embora. Mas para mim é mais difícil. Toda a minha família está aqui nessa rua e a localização é boa. Temos tudo aqui perto. Só falta a segurança”, afirmou a moradora.

Na casa da funcionária pública Enedina de Souza Silva, que mora no local há 18 anos, todos os familiares e empregados já foram assaltados. O último ocorreu na manhã do dia 14 (quinta-feira), quando a enfermeira chegava em sua casa para trabalhar como cuidadora e foi abordada por uma mulher em um carro preto.

Ela conta que já mudou sua rotina por causa dos assaltos constantes. “Primeiro, só saímos se estamos com carro. Mas, quando temos de andar de ônibus, eu desço lá na avenida e pego um táxi para me deixar na porta da casa, porque caminhar nessas ruas é pedir para ser assaltado”, relatou.

De acordo com os moradores, há algumas pessoas que se posicionaram contra o fechamento, apesar da situação de insegurança. Além disso, eles contaram que existe um processo aberto na Prefeitura de São Luís solicitando autorização para fechar os acessos às duas ruas. Ao lado do Residencial Filadélfia, outro conjunto também passou pelo processo recentemente e já está com portões e guaritas no acesso principal.

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São Luís para obter informações sobre o assunto e, em nota, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) divulgou que uma medida como essa requer um estudo prévio a respeito do impacto causado para a vizinhança. A Semurh informou ainda que não há autorização para uma intervenção no espaço público sem a devida análise prévia da Prefeitura.

A Semurh frisou também que o procedimento é dar entrada em um processo administrativo na secretaria solicitando autorização para construção de muro e da intervenção no trânsito pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Smtt).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.