Dificuldades

Doações da Santa Casa ainda estão abaixo do esperado

Campanha pelas redes sociais foi iniciada pelo provedor do hospital na quarta-feira, mas as doações ainda não são suficientes para atender a demanda. Abdon Murad espera que a situação melhore nos próximos dias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

Desde a quarta-feira, dia 13, o provedor da Santa Casa de Misericórdia, em São Luís, Abdon Murad, iniciou uma campanha pelas redes sociais para arrecadar gêneros alimentícios e materiais hospitalares para a unidade de saúde que está enfrentado uma das suas piores crises. Passados esses dias, a quantidade de materiais recebidos está aquém daquela que era esperada, situação essa que compromete ainda mais os atendimentos prestados pela unidade.

De acordo com Murad, a defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) para os procedimentos médicos que são realizados pela Santa Casa é a principal causa da crime pela qual passa a Santa Casa. Ele afirmou que há 14 anos não é feito o reajuste nessa tabela e o hospital ainda é penalizado com a diminuição dos repasse de verbas provenientes do Ministério da Saúde (MS).

Crise – Por causa desses problemas, a quantidade de atendimentos médicos realizados pela Santa Casa diminuiu gradativamente com o passar do tempo. O estopim dessa crise foi a demissão de 89 funcionários na terça-feira, dia 12. “A demissão foi ruim, mas foi necessária, pois ou se demitia ou cortava os salários”, disse Abdon Murad.

A crise financeira pela qual passa a Santa Casa em São Luís levou à diminuição na quantidade de cirurgias e outros procedimentos médicos que eram realizados pela unidade de saúde. “Já houve vezes de ficar sem matérias para as cirurgias como anestésicos e gases, por exemplo”, afirmou o provedor da unidade.

A diminuição na quantidade do procedimentos médicos realizados pelo hospital filantrópico pode ser constatado em números. Em anos anteriores, a Santa Casa realizava em média 35 cirurgias eletivas por dia. Atualmente, a unidade realiza entre 11 e 15 cirurgias.

Apesar das dificuldades, Murad espera que a situação do hospital melhore nos próximos meses. “Já temos muitas promessas de ajuda e eu acredito que a sociedade vai nos ajudar a sair dessa situação em que estamos”, assinalou.

Peça

Mais

As doações para a Santa Casa estão sendo recebidas no próprio hospital em horário comercial. A unidade necessita de vários, no entanto os principais são gêneros alimentícios e materiais hospitalares como luvas, seringas, ataduras e similares.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.