São Luís Sustentável

Coleta seletiva de lixo é usada para garantir sustentabilidade

Em um shopping da capital, a coleta seletiva de lixo é incentivada tanto para os frequentadores quanto para os lojistas; em uma pousada da cidade, até as lixeiras são feitas de material reciclado; local adota ainda outras práticas sustentáveis

Jock Dean

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

[e-s001]De uma forma bem simples, ser sustentável é ter a capacidade de suprir as necessidades de hoje sem prejudicar o amanhã (sem poluir e sem desperdiçar, por exemplo). E uma das formas de começar a pensar sustentavelmente é agir com mais responsabilidade em relação ao lixo que é produzido no trabalho. Para isso, reciclar é a palavra-chave. Mas isso só será possível se o lixo reciclável for separado e descartado de maneira correta. Isso evita a poluição do solo e dos mananciais de água, economiza matéria-prima não renovável e ainda energia. Na capital maranhense, dois empreendimentos comerciais bem distintos adotam a prática.

O Comitê de Limpeza Urbana, da Prefeitura de São Luís, infor­ma que desenvolve diversas medidas para evitar o descarte irregular e o acúmulo de resíduos na capital maranhense, a exemplo da campanha “Mais Limpeza, Mais Saúde” e a instalação dos Ecopontos em diversos pontos da capital. Segundo o Comitê de Limpeza Urbana, São Luís produz aproximadamente 24 toneladas mensais somente de lixo domiciliar. E cerca de 900 toneladas de lixo domiciliar são recolhidas diariamente na cidade. Ainda conforme o comitê, atualmente a Prefeitura possui dois caminhões de coleta seletiva que atendem demandas pontuais.

Mas algumas iniciativas ajudam a melhorar o descarte do lixo. No Rio Anil Shopping, a coleta seletiva de lixo é incentivada tanto para os frequentadores quanto para os lojistas. Na praça de alimentação e ao longo de todo o mall as lixeiras são sinalizadas conforme o tipo de material que deve ser descartado. Além disso, o shopping separa material reciclável que é enviado para cooperativas. “Fazemos isso com o papelão. Separamos e enviamos para cooperativas. No shopping, nós separamos também latinhas, metal, chapas de ferro, lâmpadas, fios de ar-condicionado”, explica Leonardo Oliveira, analista de qualidade do shopping.

LEIA TAMBÉM:

Empresas reduzem gastos com práticas sustentáveis

Diariamente, são produzidas cerca de duas toneladas de lixo no Rio Anil. Por isso, o shopping tem uma compactadora com capacidade para até três toneladas. “Ela recebe todo o lixo orgânico produzido no shopping para evitar que nós coloquemos lixo ao ar livre ou em contêineres”, afir­ma Leonardo Oliveira.

Sem desperdício
O shopping também se preocupa com o desperdício de água. Por isso os banheiros têm temporizadores nas torneiras e regulagem do tempo de descarga dos vasos sanitários. No ano passado, foi feita uma campanha com os lojistas para incentivar a redução do consumo de água e a loja que mais economizou recebeu uma premiação do shopping.

“O proprietário percebeu na sua fatura o quanto pode reduzir com medidas simples, como fechar a torneira enquanto vai pegar ou­tra louça, e outros hábitos que não recebem tanta atenção no dia a dia, mas que fazem toda a diferença”, conta Leonardo Oliveira.

[e-s001]Práticas sustentáveis
Quem também se preocupa com o meio ambiente é a Pousada Vi­la do Mar, que fica no Araçagi e é uma opção para quem procura repouso e contato com a natureza. Por isso, a filosofia do local inclui diversas práticas sustentáveis. Uma delas é a coleta seletiva do lixo produzido no local. E para que os hóspedes entrem no clima sustentável, até as lixeiras são feitas de material reciclado: pneus.

As lixeiras ficam posicionadas na área comum da pousada e estão identificadas conforme os critérios de seleção com uma cor diferente para cada tipo de material: amarelo, verde, vermelho e azul, indicando os principais materiais recicláveis, metal, vidro, plástico e papel, respectivamente. Ainda como parte da coleta seletiva do lixo, a pousada utiliza as garrafas de vidro na sua decoração, em substituição aos vasos.

A pousada também faz compostagem, que é o processo biológico de reuso da matéria orgânica como adubo, ajudando na redução das sobras de alimentos. Na pousada, resíduos orgânicos como cascas de frutas e de ovos são usados na compostagem. O adubo produzido é usado, por exemplo, no canteiro de hortelã, que é plantado em garrafas PET recicladas, e cuja produção é usa­da em alguns dos sucos servidos para os hóspedes.

SAIBA MAIS
Sustentabilidade

A palavra sustentabilidade começou mundialmente a ser propagada a partir da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano – United Nations Conference on the Human Environment (UNCHE), em junho de 1972, em Estocolmo. A partir deste evento, que foi o primeiro encontro mundial promovido com o objetivo de discutir assuntos relacionados ao meio ambiente e soluções para a preservação da humanidade, o conceito de sustentabilidade passou a ganhar uma maior importância.
No Brasil, a expressão “sustentabilidade” ganhou dimensões maiores após a realização da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO), em 1992, no Rio de Janeiro.

Sustentabilidade

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.