Passeio

APA do Itapiracó recebe estudantes

Alunos fazem parte de projeto do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

Estudantes de diversas escolas de São Luís participaram de um passeio na Área de Proteção Ambiental – APA do Itapiracó, na manhã de ontem. O passeio serviu para levar as crianças e adolescentes do projeto a conhecerem uma área de proteção ambiental, seu funcionamento e sua importância.

A manhã especial para os estudantes teve visita ao Batalhão de Policiamento Ambiental, que atua na APA do Itapiracó, trilha ecológica e atividades de educação ambiental com o Instituto Amares.

Thereza Cristina Pereira Castro, vice-coordenadora do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas, explicou que o passeio tinha como principal objetivo fazer com que as crianças refletissem sobre aquele espaço inserido no perímetro urbano de São Luís, para que eles repliquem o aprendizado em sua comunidade.

Enquanto os alunos maiores fizeram uma trilha ecológica na área de mata, as crianças de 5 a 9 anos ficaram na base do Instituto Amares, on­de houve diversas atividades. De acor­do com a presidente do instituto, Nathali Ristau, as crianças participaram de uma roda de pintura das principais espécies tratadas pela entidade e uma aula sobre o resgate de animais marinhos.

O projeto “Protetores Ambientais em Ação” recebe o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Crian­ça e do Adolescente e é uma realização das seguintes instituições: Centro Educacional Educar, Escola Casulo, Escola Educando, Escola Irmã Maria do Socorro, Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH), Instituto Educacional e Social Shalom, Instituto Educacional Nossa Senhora
Aparecida, Instituto Maanaim e Instituto Maranhense Educandário Betesda.

A meta do projeto é transformar cada aluno em um agente multiplicador dos conceitos de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

SAIBA MAIS

A Área de Proteção Ambiental do Itapiracó foi criada pelo Decreto Estadual n 15.618 de 1997. A APA está inserida em área urbana e sofre constante pressão antrópica. Conta com uma área total de 322 hectares, incluindo zonas de Matas de Galeria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.