Feira de Ovinos e Caprinos

Feira de Caprinos e Ovinos aquecerá economia

Evento acontecerá neste fim de semana no povoado Frederico, em Bequimão, e deverá reunir cerca de 40 criadores nos dois dias da feira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
População de ovinos e caprinos devem chegar a 5 mil animais na região e os negócios a serem fechados da feira deverão fomentar a economia
População de ovinos e caprinos devem chegar a 5 mil animais na região e os negócios a serem fechados da feira deverão fomentar a economia (Ovinos)

Bequimão - A quarta edição da Feira Tecnológica de Ovinos e Caprinos acontecerá no fim de semana (16 e 17), no Parque Expocapril, situado no povoado Frederico, às margens da MA-106, no município de Bequimão.

A organização é da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de Bequimão (Accobeq) com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A iniciativa deverá reunir cerca de 40 criadores da associação e convidados.

Os participantes terão a oportunidade de fazer desenvolvida na região por meio do projeto Sebrae Maranhão no Território da Cidadania da Baixada Ocidental, que tem como propósito introduzir inovações tecnológicas, gerenciais e comerciais na cadeia produtiva da ovinocaprinocultura da Baixada Maranhense.

De acordo com o presidente da Accobeq, Leônidas Viegas Almeida, a exposição é uma prévia para a Expocapri, que será realizada em novembro. “A região tem apresentado resultados positivos com o crescente número de criadores e aprimoramento das técnicas para a criação e comercialização dos ovinos e caprinos”, disse.

A população de ovinos e caprinos deve chegar a 5 mil animais na região e os negócios a serem fechados com esses dois eventos deverá fomentar ainda mais a economia, conforme disse Leônidas Almeida.

Estudos e análises realizadas pelo Sebrae apontam que a região tem muito potencial para a criação de ovinos e caprinos. O trabalho que está sendo realizado com os criadores, resultou na melhoria da qualidade e do porte dos animais que, em média, atingiam seis quilos, mas agora chegam a pesar 12. A meta é fazer com que os animais alcancem 16 quilos.

Cultura

A caprinocultura e a ovinocultura têm se destacado no agronegócio brasileiro. A criação de caprinos colocou o Brasil em 18º lugar do ranking mundial de exportações. Grande parte do rebanho caprino encontra-se no Nordeste. A ovinocultura tem representatividade na região Nordeste e no estado do Rio Grande do Sul.

Carne, pele e lã estão entre os principais produtos. A produção de leite de cabra é de cerca de 21 milhões de litros e envolve, em grande parte, empresas de pequeno porte. A ovinocultura leiteira no país apresenta potencial para a produção de queijos finos, muito valorizados no mercado.

Mais

Programação do evento

Dias 16 e 17 de julho

8h às 12h - Oficina de Culinária Caprina

8h às 12h / 14h às 18h – Consultoria e Treinamento sobre manejo, sanidade e nutrição de ovinos e caprinos

8h às 12h / 14h às 18h – Exame de Animais por aparelho de ultrassom veterinária

Durante todo o dia – Atendimento aos produtores rurais da região (Espaço Sebrae)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.