Acidente

Naufrágio deixa quatro migrantes mortos no litoral da Grécia

Mais de 238 mil refugiados entraram na Europa pelo mar em 2016; até o dia 10 de julho, 2.942 pessoas morreram tentando chegar à Europa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

Grécia - Quatro pessoas, entre elas duas crianças, morreram quando a embarcação que os transportava afundou no litoral da ilha grega de Lesbos, no nordeste do Mar Egeu, uma das portas de entradas de migrantes na Europa. Mais de 560 chegadas foram registadas na Grécia durante os primeiros 10 dias de julho.

A Guarda Costeira informou que o barco transportava 13 pessoas, das que seis foram resgatadas. Do total de vítimas, duas era crianças, uma com 4 e outra com 6 anos de idade, e dois eram adultos, um homem e uma mulher. Outras seis pessoas haviam sido resgatados ilesas. Três ainda estam desaparecidas, de acordo com a agência Efe.

As equipes de resgate saíram para procurar um bote à deriva na madrugada de terça para quarta depois que avistaram dois homens, que estavam nadando em mar aberto. Eles disseram que estavam vindo da Turquia a bordo de um bote inflável, segundo o jornal New York Times.

"Durante a madrugada, encontramos dois homens a meia milha náutica do leste da Ilha de Lesbos que nos disseram que viajavam em uma embarcação com outras pessoas e que esta tinha tombado", disse um guarda à Agência Efe.

Balanço de 2016
De acordo com o último balanço da Organização Internacional para as Migrações (OIM), mais de 238 mil migrantes e refugiados entraram na Europa pelo mar em 2016, chegando principalmente pela Itália e Grécia. Mais de 560 chegadas foram registadas na Grécia durante os primeiros 10 dias de julho.

Até o dia 10 de julho deste ano, 2.942 pessoas morreram tentando atingir a Europa. Nos seis primeiros meses de 2015, foram 1.838 mortes (1.906 registros até 12 de julho do ano passado).

No início de junho, um barco com ao menos 700 migrantes naufragou perto da costa de Creta. De acordo com a polícia portuária grega, metade do barco de 25 metros de comprimento afundou e um alerta foi emitido por outra embarcação que navegava pela região.

A OIM registra um aumento das chegadas de migrantes ao sul da Grécia, por rotas marítimas que ligam o norte da África a Creta.

Costa da Líbia
No dia 25 de junho, três naufrágios com barcos de migrantes deixaram mais de 800 mortos na costa da Líbia.

Em maio, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) disse que 2.510 pessoas haviam morrido tentando chegar ao território europeu pelo mar partindo da Líbia ou da Turquia em embarcações precárias desde o início do ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.