Alimentar é Cuidar

Comarca divulga resultado de mutirão Alimentar é Cuidar

Iniciativa visa realizar audiências de conciliação, instrução e julgamento de processos de alimentos, devido ao grande acúmulo de ações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

Mirinzal - O mutirão Alimentar é Cuidar, promovido pela Comarca de Mirinzal, foi encerrado com 147 ações de alimentos julgadas de 4 a 7 de julho. Esse número de ações corresponde ao percentual de 46% da demanda dessa natureza que tramita na comarca.

Os trabalhos foram coordenados pela juíza Michelle Amorim Sancho, titular da Comarca de Cedral e respondendo por Mirinzal, e teve a parceria do Ministério Público no município. A juíza destacou que as ações de alimentos, por terem assento constitucional, devem ser incluídas como pauta prioritária nas comarcas.

De acordo com a magistrada, o mutirão visou realizar audiências de conciliação, instrução e julgamento de processos de alimentos, devido ao grande acúmulo de ações no Fórum de Mirinzal, comarca que está há três anos sem juiz titular.

“Para a realização das atividades do mutirão nós contamos com o auxílio da juíza Marcela Lobo, titular da 5ª Vara da Comarca de Caxias, e dos promotores de Justiça Alistelman Mendes Dias Filho e Arianno Tércio Silva Aguiar, além do corpo de servidores que atuam no fórum, para que todas as audiências fossem realizadas”, explicou a magistrada.

O mutirão se compôs de 72 audiências que terminaram em acordo, 16 arquivamentos, 26 redesignadas, oito ausências de interesse por não ter comunicado mudança de interesse, nove desistências devido à maioridade do alimentado ou união das partes e três ações de paternidade.

“Analisando os dados quantitativos e qualitativos, podemos observar que a conciliação é o melhor caminho, haja vista que, das audiências agendadas, 48% terminaram em acordo. Nessas ações há uma situação de afeto, de responsabilidades a serem divididas, as quais, muitas vezes, são encerradas pela adoção dos métodos de solução de conflitos”, destacou a juíza.

De início, foram encontradas algumas dificuldades para a realização do mutirão, notadamente quanto às intimações, que as representantes legais desconheciam o endereço atual dos pais dos menores, o que culminou na designação de novas datas para algumas audiências.

“A devolução de cartas precatórias, quando direcionada a outros estados, mesmo que tivessem sido remetidas com prazo razoável para cumprimento não retornaram a tempo ou não tiveram sua finalidade atingida. Nas situações relatadas acima encontravam-se 26 processos”, disse Michele Amorim.

Caso

A juíza citou o caso de uma carta precatória que não atingia objetivo desde o ano de 2010, pois se tratava de área perigosa onde os oficiais não tinham autorização para entrar. A mãe das menores, então conseguiu o telefone de serviço do pai dos alimentantes e a secretaria entrou em contato, no dia da audiência.

Passados então quase 10 anos do último contato do pai com as filhas, estas puderam saber notícias do pai e familiares, e acordaram por meio da representante legal, o pagamento da pensão alimentícia.

“Foi uma situação de extrema emoção para as partes envolvidas no processo porque, como firmado na audiência pela mãe das adolescentes, ainda que não haja a ajuda financeira foi muito importante estabelecer contato entre o pai e as cinco filhas”, explicou a juíza.

Lei

A nova lei da pensão alimentícia, já em vigor desde março deste ano, deve pegar no bolso de quem deve pensão, a saber: Além de presa, a pessoa terá o nome negativado, ou seja, vai parar em listas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa, só para exemplificar, e o limite de desconto em folha de pagamento para garantir o pagamento de pensão, hoje limitado a 30% do salário, vai subir para 50%, dentre outras alterações.

Portanto, em síntese, o Novo Código de Processo Civil prevê o seguinte em relação ao inadimplemento de débito alimentar: Protesto da decisão judicial; Prisão civil, em regime fechado; E possibilidade de desconto de até 50% dos vencimentos líquidos, no caso de execução de assalariado ou aposentado.

A experiência desenvolvida na Comarca de Mirinzal foi relevante para reforçar a necessidade de aproximação entre o Poder Judiciário e a comunidade, por meio da conscientização da importância do pagamento de pensão alimentícia, bem como demonstrar que o diálogo, mesmo nas execuções de alimentos, é uma ferramenta para a proteção das crianças e adolescentes que demandam alimentos.

“A questão de alimentos, além de um problema jurídico, perpassa pelo respeito próximo, ou seja, um problema também social, concluiu Michele Amorim.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.