Educação

Aulas da rede municipal se prolongaram até 2017

Calendário foi definido ontem, em reunião entre Semed e Sindeducação; em algumas escolas, as aulas deverão ser lecionadas aos sábados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

As aulas da rede municipal de ensino de São Luís referentes a este ano serão finalizadas apenas em fevereiro de 2017. O atraso aconteceu em decorrência da paralisação dos professores iniciada na metade do mês de maio.

O calendário escolar foi definido apenas ontem, em reunião entre representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Sindicato dos Profissionais do Magistério do Ensino Público Municipal de São Luís (Sindeducação). Anteriormente, o Município havia oferecido, co­mo proposta, a reposição das au­las perdidas durante o período de férias, mas ela não foi aceita pelos docentes.

Dessa forma, as aulas da rede municipal de ensino de São Luís recomeçarão nos primeiros dias de agosto, após o término das férias escolares, e se estenderão até o dia 22 de fevereiro de 2017. O ano letivo de 2017 deve iniciar-se no mês de março.

Para as escolas que começaram o ano letivo de 2016 com atraso, por causa das reformas que foram realizadas nessas unidades, algumas aulas serão lecionadas aos sábados para que seja cumprida a carga horária exigida.

Greve
Os professores da rede municipal de ensino iniciaram greve no dia 25 de maio. Entre as pautas do movimento estava o reajuste salarial da categoria. Enquanto os docentes reivindicavam 11,36% de reajuste nos vencimentos, a Prefeitura oferecia 10,6%, que seriam repassados de forma parcelada. A justificativa do Município para o pagamento escalonado se­ria “dificuldade financeira”, conforme exposto em audiência de conciliação mediada pelo Poder Judiciário e realizada na sede do Tribunal de Justiça do Maranhão, no dia 2 de junho.

No dia 1º de julho, em assembleia geral realizada na sede da Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado do Maranhão (Fetiema), a maioria da categoria votou pelo fim da greve, aceitando a proposta do Município de reajuste de 10,67%, que será pago em duas parcelas: a primeira, de 5,5%, para junho, retroativo a janeiro, e a outra para novembro, de 4,9%, sem retroativo.

SAIBA MAIS

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o plano de reposição das aulas perdidas deve ser feito de modo que seja garantido ao aluno o direito constitucional de 200 dias e 800 horas de efetivo trabalho escolar.

Calendário de reposição de aulas
Calendário de reposição de aulas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.