Crise

Produção industrial no Maranhão caiu em maio

Resultado obtido em sondagem Fiema/CNI está na contramão dos índices nacional e nordestino, que apresentaram um leve aumento no período

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
(Quadro fiema)

O mês de maio foi marcado por uma queda no nível do volume de produção industrial do Maranhão. Segundo dados da Sondagem Industrial do Maranhão, o nível da pro­dução na indústria apresentou baixa, chegando a marcar 40,4 pontos, queda de 5,7 pontos em relação ao mês de abril. Esse resultado demostra um volume de produção decrescente na indústria.
Além da redução de 3,8 pontos do nível da produção das empresas de pequeno porte, houve também queda da produção das empresas de médio e grande portes, que caíram 6,7 pontos, marcando 47,1 pontos em maio. Já a produção industrial da região Nordeste e do Brasil apresentou crescimento, marcando 46,1 e 45,5 pontos, respectivamente, mas ainda sinalizando pessimismo (indicador abaixo de 50 pontos).
Os indicadores que medem a utilização da capacidade instalada das indústrias mostram que, em maio, houve queda. A UCI efetiva-usual marcou 32,7 pontos, 8,5 pontos a menos em relação a abril, representando um uso de 58% da capacidade instalada. O número de empregados caiu, marcando 42 pontos. O mesmo ocorreu em relação ao estoque de produtos finais e ao estoque efetivo-planejado, que caíram para 29,5 e 33,6 pontos, respectivamente.
Em relação às expectativas dos empresários da indústria para os próximos seis meses, quanto aos índices da futura demanda por seus produtos e da compra de matéria-prima, houve pequeno aumento, fechando em 51,2 e 50,3 pontos, respectivamente, enquanto o índice de número de empregados caiu em comparação a abril. Em uma análise geral, os índices atuais estão abaixo do nível considerado aceitável, revelando um cenário de recessão, assim como as expectativas dos empresários quanto aos próximos me­ses demonstram certo receio quanto ao futuro da indústria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.