Inmeq

Maranhão tem o 6º maior índice de reprovação de balanças do país

Irregularidades mais comuns são as diferenças de pesagens, mau estado, alinhamento irregular, visor defeituoso e a falta do lacre amarelo do Inmetro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Balanças são utilizadas em diversos estabelecimentos comerciais no estado
Balanças são utilizadas em diversos estabelecimentos comerciais no estado (balança)

SÃO LUÍS - De acordo com o Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA), o Maranhão tem o sexto maior índice de reprovação de balanças do país, correspondente a 10,3%, duas vezes maior do que a média nacional que é de 5,3%. Para tentar reverter a situação o órgão está intensificando as fiscalizações. Das 9.906 balanças verificadas no primeiro semestre deste ano no Maranhão, 1.024 foram reprovadas durante fiscalizações do Inmeq.

“Este é um índice considerado elevado de reprovação e por isso estamos intensificando as fiscalizações”, explicou o presidente do Inmeq-MA, Geraldo Carvalho Júnior. Para a verificação, os agentes metrológicos testam a balança utilizando pesos padrões do Inmetro. Também são observados itens como as condições do instrumento e seus dispositivos indicadores (visor/leitor de peso) e se está devidamente lacrada.

De acordo com o diretor técnico do órgão, Zois Gantzias, dentre as irregularidades mais comuns detectadas estão diferenças de pesagens, mau estado de conservação, alinhamento irregular, visor sem exibir os dígitos completos e, a mais grave delas, a falta do lacre amarelo do Inmetro. “Todas estas irregularidades nós encontramos em balanças de feiras, supermercados, clínicas de manipulação, restaurantes que oferecem self service, academias e outros estabelecimentos”, explicou o diretor.

Para que o consumidor possa checar se a balança utilizada nos estabelecimentos foi fiscalizada pelo Inmeq, basta observar se o selo de verificação está com data de validade vencida ou não. Todas as balanças verificadas em 2016 possuem selo indicando a validade do ano de 2017. Outro detalhe que pode ser observado é a cor o lacre: amarelo significa que a balança foi aprovada, vermelho que foi reprovada e azul que foi reparada por oficina autorizada e passará por nova verificação.

Em caso de denúncia, o consumidor pode ligar para o telefone da Ouvidoria 0800 071 5281.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.