Nobel da Paz

Malala faz discurso em campo de refugiados no dia do seu aniversário

Paquistanesa que ganhou o Nobel da Paz completou 19 anos ontem; visita a Dadaab chamou a atenção para crise de refugiados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

Quênia - A paquistanesa Malala Yousafza fez um discurso no campo de refugiados de Dadaab, no Quênia, ontem, quando ela comemora 19 anos, segundo a Associated Press. A visita chamou a atenção para o maior campo de refugiados do mundo em meio a crise migratória que atinge a Europa.

“Eu estou aqui para falar com minhas irmãs da Somália que não são ouvidas e que lutam para ter acesso à educação”, declarou.

O porta-voz de Malala, Taylor Royle, disse à AP que desde o ano passado, Malala tem estado em contacto via Skype com um grupo de meninas em Dadaab, que fica perto da fronteira com a Somália, e estava curiosa para conhecê-las.

Mais de 30 mil refugiados, principalmente somalis, estão neste campo que sofre pressão para ser fechado. O governo disse que, por uma questão de segurança, ele deve ser fechado em 2017, deixando os refugiados em uma situação de muito mais incerteza.

Ataque talibã
A jovem ficou conhecida no mundo todo após ser baleada na cabeça por talibãs aos 15 anos, quando saía da escola no Vale de Swat, em 9 de outubro, em 2012. Ela foi atingida em um ônibus escolar.

Malala foi levada de helicóptero para o hospital militar de Peshawar. Ela foi operada e transferida para Birmingham, na Inglaterra, onde recebeu tratamento.

Seu crime foi se destacar entre as mulheres e lutar pela educação das meninas e adolescentes no Paquistão – um país dominado pelos talibãs, que são contrários à educação das mulheres.

Malala se tornou em 2014 a mais jovem ganhadora do Nobel por sua luta pelo acesso de crianças e jovens à educação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.