Crise

Com demissões, Santa Casa reduz cirurgias em 75%

Reunião entre o sindicato que responde pelos servidores e a direção do local acontecerá hoje

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Sem materiais e com menos funcionários, Santa Casa tem menos cirurgias
Sem materiais e com menos funcionários, Santa Casa tem menos cirurgias (Santa Casa)

A crise da Santa Casa de Misericórdia, agravada após a demissão de 89 pessoas ontem, do seu quadro de funcionários, reduziu em 75% a capacidade de realização de cirurgias no local. De acordo com informações da direção administrativa da unidade de saúde, enquanto – antes das demissões – eram registrados até 60 procedimentos deste tipo por dia, atualmente são feitas apenas 15 cirurgias.

Além das demissões, principal razão para a redução nos procedimentos cirúrgicos é a ausência de materiais. Segundo dados da direção da unidade, a Santa Casa de Misericórdia tem uma dívida estimada em R$ 1,1 milhão. Com a ausência no serviço de cirurgia, vários leitos no setor destinado à recuperação dos pacientes pós-cirurgias estão desocupados.

Para reverter a queda na produtividade, representantes do sindicato que responde pelos trabalhadores e a direção da Santa Casa se reunião hoje, às 9h, na própria unidade. O objetivo é garantir o pagamento das rescisões aos trabalhadores demitidos e manter os 303 funcionários que estão responsáveis pelas funções administrativas e de saúde no prédio. “Vamos até esta reunião para dar ainda mais garantias aos trabalhadores que saíram e aos que ainda estão lá”, disse a presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde do Estado do Maranhão (SindSaúde), Dulce Sarmento.

Mesmo com a redução na produtividade, vários pacientes chegam diariamente até o local e por meio de ambulâncias, em busca de atendimento. A maioria das pessoas é oriunda dos Socorrões I e II, em virtude de convênio, firmado entre a direção da Santa Casa e a Prefeitura de São Luís, em 2013, que tem como finalidade dar assistência aos pacientes recebidos pelo Município.

Uma das pacientes prejudicadas com a ausências de cirurgias na Santa Casa de Misericórdia foi a dona-de-casa Isabel Bastos Alves. Ela esteve no local ontem para fazer uma cirurgia para a retirada de um mioma. No entanto, o procedimento foi adiado. “Nem sei quando vou fazer o procedimento. É um absurdo o que se faz com a saúde pública deste país”, disse.

Outro paciente prejudicado foi o comerciante Francisco de Souza Campos, de 54 anos, morador do bairro Alemanha, em São Luís. Ele, que tinha marcado há mais de um mês um procedimento cirúrgico na Santa Casa para a realização de uma cirurgia de hérnia, não conseguiu se internar.

SAIBA MAIS

A situação financeira deficitária da Santa Casa de Misericórdia é oriunda de vários anos. Em 2015, a Prefeitura de São Luís e a direção da Santa Casa foram condenados a reformar a unidade hospitalar. A decisão foi fruto de ação civil pública ajuizada contra o Município por “danos à saúde dos usuários do SUS”. À época, a Prefeitura alegou que somente havia sido intimada devido ao convênio firmado com a direção da Santa Casa.

Números

R$ 1,1 milhão é a dívida atual estimada da Santa Casa
89 foi o número de servidores demitidos da unidade

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.