Cuidados

Cemar orienta para o perigo de empinar pipa perto de postes

Em seis meses, no estado, houve 1.267 casos de pipas enroscadas em postes e fios da rede elétrica

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Pipa enroscada em fio da rede elétrica; situação é comum em São Luís
Pipa enroscada em fio da rede elétrica; situação é comum em São Luís (Pipa)

Uma brincadeira inocente como empinar uma pipa pode causar um transtorno enorme, caso algumas orientações de segurança não sejam seguidas por crianças e adultos, durante este período de férias. Os seis primeiros meses deste ano já registraram 1.267 ocorrências com pipas enroscadas em postes e fios da rede elétrica em todo o Maranhão. Isso contabiliza 219 ocorrências a mais do que o mesmo período no ano passado.

O problema é que quando as pipas enroscam nos fios muitas vezes as crianças querem reaver o brinquedo e acabam se arriscando nos postes. Às vezes, usam varas improvisadas com ganchos de ferro, aumentando ainda mais o perigo. Além da segurança dos pequenos, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) alerta para os prejuízos materiais e financeiros, já que soltar pipa embaixo da rede elétrica pode provocar curto-circuito e desligamento na rede de distribuição, caso ela enrosque na fiação.

Orientação
Para tentar diminuir os incidentes, a Cemar tem realizado palestras em escolas e comunidades alertando pais e alunos quanto aos cuidados com a rede elétrica. A orientação repassada é que as crianças não tentem tirar qualquer pipa de um poste ou fio elétrico. Muitas vezes, o brinquedo parece até de fácil recuperação, mas é extremamente perigoso, podendo ser até mesmo fatal.

Outra preocupação é em relação ao cerol, mistura cortante feita com cola, vidro e restos de materiais condutores, que é um dos principais causadores das interrupções no fornecimento da energia. Geralmente, provocam curto-circuito e até o rompimento dos cabos, podendo causar um grave ou até mesmo fatal choque elétrico.

A companhia ainda alerta que as brincadeiras com pipas sejam feitas em locais abertos, longe da rede elétrica e sem o uso de cerol. Locais como campos ou parques são ideais. Em caso de acidente com choque elétrico, nunca se deve tocar na vítima e nem ficar próximo de fios e objetos que estejam em contato com ela. A emergência deve ser chamada pelo número 193, e a Cemar notificada por meio do 116.

INCIDENTES COM PIPAS NO MARANHÃO
ANO JANFEVMAR ABR MAI JUN TOTAL
2016

2015

163

154

360

144

276

124

128

172

133

188

207

266

1.267

1.048

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.