Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
o SDSA A PASSAGEM da Dra. Annette Nkowane, representante da Organização Mundial de Saúde, pelo Maranhão tem rendido bons encontros regados a muito conhecimento. O Dr. Renan Nascimento Morais, filho do poeta e ambientalista José Nascimento Morais Filho, presenteou a Dra. Annette com o livro de poesias “Azulejo”, primeira obra do Brasil Pós-moderno, traduzido em 8 idiomas. E na oportunidade, a Profa. Dra. Rita Ivana Gomes, Diretora Geral do Instituto Florence e anfitriã de Annette no Maranhão, também fez a entrega do Livro “O Uso de Álcool entre Universitários”, uma de suas pesquisas sobre a temática, área de grande interesse de estudos de Annette Nkowane
o SDSA A PASSAGEM da Dra. Annette Nkowane, representante da Organização Mundial de Saúde, pelo Maranhão tem rendido bons encontros regados a muito conhecimento. O Dr. Renan Nascimento Morais, filho do poeta e ambientalista José Nascimento Morais Filho, presenteou a Dra. Annette com o livro de poesias “Azulejo”, primeira obra do Brasil Pós-moderno, traduzido em 8 idiomas. E na oportunidade, a Profa. Dra. Rita Ivana Gomes, Diretora Geral do Instituto Florence e anfitriã de Annette no Maranhão, também fez a entrega do Livro “O Uso de Álcool entre Universitários”, uma de suas pesquisas sobre a temática, área de grande interesse de estudos de Annette Nkowane

Glossário Eleitoral
O Tribunal Superior Eleitoral disponibilizou em seu site o Glossário Eleitoral Brasileiro composto de alguns termos curiosos para os eleitores dos dias de hoje.
Eis, a seguir, quatro deles:

Curral Eleitoral
Lugar para onde se transportam e onde permanecem, são alimentados e festejados os eleitores, em dia da eleição, a fim de exercer sobre eles estrito controle os chefes políticos e cabos eleitorais, evitando sua contaminação pelos adversários.
Os eleitores assim confinados só deixam o "curral" na hora de depositar o voto nas urnas, sob estritas instruções e vigilância de chefes e cabos eleitorais e seus prepostos.

Eleitor de cabresto
Diz-se do eleitor que vota, não de acordo com sua consciência ou preferência, mas estritamente de acordo com as instruções e diretivas de um “cabo eleitoral” ou do “chefe político” local.

Fósforo
O fósforo era a pessoa que votava no lugar de um eleitor, ou seja, um impostor.
A origem possível do vocábulo decorreria da semelhança da urna de madeira com uma caixa de fósforo e nesse sentido, o fósforo se dispunha a riscar, isto é, a votar em qualquer urna.

Transfugismo partidário
Mudança de partido de candidato eleito para nova agremiação, sem justo motivo. Uma das formas de manifestação da infidelidade partidária.
O partido político interessado pode pedir, perante a Justiça Eleitoral, a decretação da perda de cargo eletivo do candidato em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa.

Convite para Olimpíadas
O ex-presidente José Sarney e também Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Fernando Collor de Mello, receberam convite oficial para participar da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, dia 5 de agosto.
A presidente afastada, Dilma Rousseff, que havia dito que ainda não tinha recebido nenhum convite oficial para tal, também recebeu. Há duas semanas, o presidente interino, Michel Temer, indicou que não iria se opor ao convite feito a Dilma e aos demais nomes que ocuparam o cargo no Palácio do Planalto.

Sonegação fiscal
O Judiciário maranhense está integrando a Força-Tarefa de Combate à Sonegação Fiscal. O Termo de Cooperação da ação foi assinado na manhã de ontem, entre o Judiciário, Governo do Maranhão e Ministério Público, no Salão de Atos do Palácio dos Leões.
O documento estabelece a atuação de cada Poder, nos mecanismos que serão acionados com o objetivo de recuperar créditos tributários e, efetivamente, combater os crimes de sonegação fiscal. Entre essas ações, estão os mutirões de julgamentos a serem realizados.

Alta procura
A botânica maranhense Terezinha Rêgo confidenciou ontem a esta coluna que seu telefone não para. São pessoas do mundo inteiro interessadas em suas mais recentes descobertas. A Chanana, por exemplo, tornou-se uma das plantas mais conhecidas depois dos estudos da doutora.
Aliás, a paixão de Terezinha Rêgo pelas plantas começou na infância, vivida em um casarão do século XIX, no centro de São Luís. A inspiração veio do avô, José Moreira.
No Herbário Ático Seabra, na Universidade Federal do Maranhão, ela cultiva mais de 500 variedades de plantas, tendo catalogado e estudado cada uma delas. Fez importantes descobertas para aliviar os males do corpo.
Por ironia do destino, foi com uma planta conhecida como “Cravo de Defunto”, por exemplo, que a doutora identificou uma forma de melhorar a qualidade de vida de pessoas com problemas nas articulações.

Disputa na Câmara
O excesso de candidatos à presidência da Câmara tumultua os prognósticos sobre quem comandará a Casa, mas ainda assim poucos dos postulantes devem desistir da disputa.
Há pouca margem de manobra para a negociação de desistências, mesmo dentro da base do governo, que não tem o que oferecer em troca da retirada de candidaturas.
Até o início desta tarde de ontem, a Secretaria Geral da Câmara já registrava sete candidaturas ao posto, todas de partidos que integram a base.

Auto Eletrônico
O Detran e a Companhia de Polícia Rodoviária Independente já estão utilizando em São Luís o Auto de Infração Eletrônico nas etapas da Operação Lei Seca. No fim de semana, a tecnologia imprimiu mais agilidade e segurança aos procedimentos.
As operações foram iniciadas na sexta-feira, na Avenida dos Holandeses. No sábado, prosseguiram em outro trecho da mesma avenida. E domingo, a operação foi realizada na Avenida Ana Jansen, no São Francisco.
Ampliação de renda
Uma Portaria do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União, oficializou a ampliação da renda familiar para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A partir da portaria, pode participar do processo seletivo o estudante com renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos. Antes, essa renda era de até 2,5 salários mínimos.
A mudança foi anunciada em junho pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, e o presidente interino, Michel Temer, durante cerimônia no Palácio do Planalto. Com a alteração na faixa de renda, o ministério publicou nova tabela com a definição do percentual de financiamento do programa.

Campanha Compre do Pequeno
O diretor superintendente do Sebrae no maranhão, João Martins, participou da solenidade de lançamento da campanha Compre do Pequeno Negócio, promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços dos Bairros Divinéia, Sol e Mar, Vila Luízão, e Grande São Luís. Na ocasião, o presidente da entidade, Antônio Pereira Souza, afirmou que a participação do Sebrae na criação da entidade foi fundamental e que a iniciativa está beneficiando a comunidade dos três bairros.

DE RELANCE

O país da impunidade
Um refresco para os contraventores foi embutido no projeto que regulariza os jogos de azar no Brasil, em tramitação em Comissão Especial na Câmara dos Deputados: anistia a todos os acusados da prática de exploração ilegal de jogos de azar e extinção dos processos judiciais em tramitação.
A votação do relatório, que seria na semana passada, foi adiada para hoje. Os deputados atenderam a mentores de projeto semelhante que tramita no Senado.
Querem que se aprove lá primeiro para que seja incorporado ao da Câmara. Se aprovado na Comissão Especial, o projeto vai direto para o Plenário.


Conectados
Compartilhar experiências e conhecimento é o que propõe o Conecta, um projeto desenvolvido pela Valor – soluções de alta performance. O foco é formatar encontros estratégicos de negócios entre empreendedores e líderes com profissionais já estruturados e de destaque no cenário maranhense. A partir dessas reuniões, uma rede será formada em um ambiente de relacionamento, aprendizagem e inspiração. A próxima edição do Conecta será realizada, somente para convidados, na noite de 13 de julho, no mezanino da Livraria Leitura do São Luís Shopping.⁠⁠⁠ e contará com a participação do empresário Márcio Brasil, diretor geral do Terra Zoo, que abordará o tema “Gestão Familiar: desafios e oportunidades”.

Meditas de Temer
Michel Temer tem certeza de que a partir de agosto será efetivado como o 37º presidente do Brasil. Tanto que, intramuros, elabora uma agenda para tirar a economia do buraco com 28 medidas focando o financiamento da infraestrutura, os marcos regulatórios e o ambiente de negócios. Em outra vertente, Temer diz que vai tomar medidas impopulares. Tirante as mudanças na Previdência, os acenos incluem redução de gastos com saúde e educação. De saúde é questão de emergência. Nossos hospitais filantrópicos, todos dependentes do SUS, estão à beira de um ataque de nervos, com razão. O SUS já não reajusta procedimentos desde 2014, o que sufoca a todos.

Nando Reis em agosto
Sucessos do rock nacional – frutos de 35 anos de carreira – e muito romantismo vão embalar o show de Nando Reis, em São Luís, dia 13 de agosto, no estacionamento do São Luís Shopping. Hinos como "All Star", "O segundo Sol" e "Relicário", gravados pela saudosa Cássia Eller; "Resposta" e "É uma partida de futebol", músicas cedidas à banda mineira Skank; "Onde você mora?" e "Querem meu sangue", interpretados pelo grupo Cidade Negra; e "Do seu lado", hit imortalizado pelos meninos do Jota Quest, vão fazer parte da setlist do cantor.

Novo sistema de acesso
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA) inaugurará novo sistema de acesso para seus usuários a partir das 8h de 19 de julho. Os atuais sistemas – Minervaweb e o ART Fácil – só estarão disponíveis até às 18h de quinta-feira, 14 de julho. Entre os dois dias o acesso estará suspenso. Para ativar o novo serviço, produto da modernização da Tecnologia da Informação adotada pelo Conselho, um banner no site do órgão orientará o acesso.

Retomada de confiança
Elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresariado Industrial do Maranhão demonstrou um aumento de 6,9 pontos para o mês de junho, chegando aos 48 pontos, enquanto o índice nacional marcou apenas 45,7 pontos. Porém, o indicador ainda está situado abaixo dos 50 pontos, o que demonstra preocupação do empresariado. Segundo o estudo, em relação aos setores empresariais, a confiança do empresariado da Construção Civil subiu de 39,1 pontos para 44,5 pontos, mas permanecendo com um indicador pessimista.

Vale refletir com este autor desconhecido:
“Da vida, não quero muito. Quero apenas saber que tentei tudo o que quis. Tive tudo o que pude. Amei tudo o que valia. E perdi apenas o que, no fundo, nunca foi meu.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.