Reflexão

Pecados íntimos

Espetáculo “Quase nada”, do grupo Nóis de Teatro, que será apresentado de hoje a quinta-feira, no Teatro João do Vale, e no fim de semana no Teatro Itapicuraíba, aborda aspectos das diferenças sociais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Espetáculo "Quase Nada" será apresentado gratuitamente em São Luís
Espetáculo "Quase Nada" será apresentado gratuitamente em São Luís (Grupo Nóis de Teatro)

Um crime em um cenário urbano, seguido de uma chantagem são elementos que marcam a vida de Antônio e Sara, um casal de classe média alta que de uma hora para outra se vê envolvido em uma cena de violência. Essa é a trama do espetáculo “Quase Nada”, do grupo cearense Nóis de Teatro, que será apresentado gratuitamente de hoje a quinta-feira, às 19h30, no Teatro João do Vale (Praia Grande).

Na quinta-feira, além da sessão das 19h, terá uma sessão extra, às 21h. No sábado e domingo, a peça será exibida às 19h30, no Teatro Itapicuraíba (Anjo da Guarda). Ainda no Anjo da Guarda, no sábado e domingo, o diretor da Nóis de Teatro, Altemar Di Monteiro apresentará a oficina “Olhar Periférico”, das 9h às 13h. A oficina traz o debate sobre espetáculos que põem em cena questões de grande pertinência para o debate sobre as periferias urbanas.

Em circulação em São Luís (MA) e Aracaju (SE), por meio do apoio do Programa Petrobras Distribuidora e do Ministério da Cultura, a montagem terá seis apresentações em cada cidade, sempre com debates após o espetáculo e realização de oficinas. A proposta é transitar tanto em teatros dos centros urbanos quanto em espaços nas periferias das cidades. Todas as apresentações contam com um intérprete de libras.

Com texto do dramaturgo cearense Marcos Barbosa, o espetáculo foi montado em 2013 por meio do Prêmio Myriam Muniz. “Quase nada” conta a história de Antônio e Sara, um casal de classe média alta que, de madrugada, é abordado por um garoto, em um semáforo de uma grande metrópole. Assustado, o casal atira no menino que morre no local e os dois fogem, mas logo recebem em seu apartamento a visita de uma mulher que diz ter visto o assassinato e quer dinheiro em troca do silêncio.

A partir daí duas questões colocam-se de forma antagônica em cena, ampliando a sua percepção para além de um discurso fechado, totalizante. Se de um lado, o jovem casal assassinou a queima-roupa, uma criança de idade não revelada, do outro, a tal senhora faz chantagem para não denunciar o caso. Nesse sentido, o espectador é convocado a testemunhar de forma ativa, através das janelas do apartamento do casal, uma trama complexa, cheia de reviravoltas, discutindo questões sobre o contexto de violência urbana que assola nossas cidades.

Violência

Segundo o produtor e ator do Nóis de Teatro, Henrique Gonzaga, faz parte do contexto da companhia de teatro trabalhar temáticas sobre o contexto social e a ideia da peça surgiu a partir do aumento da violência urbana em Fortaleza. “O texto do espetáculo “Quase Nada” é do dramaturgo cearense Marcos Barbosa. O grupo, como todos do país, vinha se preocupando muito com o aumento da violência em Fortaleza, assim como nas outras capitais, principalmente do Nordeste. Em meio a essa preocupação nos aparece o texto do Marcos Barbosa que traz uma discussão muito interessante sobre o antagonismo entre periferia e centro, luta de classes e outros assuntos que constroem um debate sobre a vida nas grandes cidades”, explica.

Criado há 15 anos em Fortaleza, o Grupo Nóis de Teatro tem como uma forte característica abordar questões sociais em suas montagens. Além de “Quase Nada”, o grupo tem outras produções com essa proposta, entre elas, “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro”, selecionada para o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga. Vencedor do Prêmio Funarte de Arte Negra, a montagem é uma “tragédia afro” com elementos alegóricos e representativos do universo do movimento negro do Brasil, em reverência e referência direta à mitologia dos orixás.

Serviço

O quê

Espetáculo “Quase Nada”, da Nóis de Teatro

Quando

De hoje a quinta-feira, com sessões às 19h30 e 21h (somente quinta-feira) no Teatro João do Vale (Praia Grande) e sábado e domingo, às 19h30 no Teatro Itapicuraíba (Anjo da Guarda)

Evento gratuito

Classificação: 14 anos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.