Estatística ruim

Mortes no trânsito aumentaram 20% neste sementre em São Luís

Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, foram 36 mortes no primeiro semestre deste ano, contra 30 no mesmo período de 2015; imprudência é a principal causa das ocorrências

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Ônibus  envolvido em acidente que causou morte de Juan Gusmão Barbosa, no São Cristóvão, é removido
Ônibus envolvido em acidente que causou morte de Juan Gusmão Barbosa, no São Cristóvão, é removido (acidente)

Os acidentes no trânsito em São Luís continuam deixando óbitos. Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) mostram que houve um aumento de 20% na quantidade de mortes nessas ocorrências em toda a Ilha no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 36 mortes em 2016 contra 30, no mesmo período de 2015.

A imprudência está relacionada com a maioria dos acidentes de trânsito registrados na Região Metropolitana. Os casos foram registrados em São Luís, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. O município de Raposa foi o único que não registrou ocorrências.

Estatísticas
Este ano, abril foi o mês com mais registro de casos com nove mortes no trânsito. Em seguida, aparece o mês de fevereiro com oito mortes. Janeiro e março apresentam seis mortes cada um. Maio e junho têm quatro e três mortes no trânsito respectivamente, totalizando 36 mortes no trânsito.

Já no ano passado, março e abril registraram sete mortes no trânsito. Maio teve seis; junho, cinco; fevereiro, quatro; e janeiro uma morte, totalizando 30 ocorrências. Os dados mostram que houve um aumento de 20% na quantidade de ocorrências dessa natureza do primeiro semestre do ano passado para o primeiro semestre deste ano.

O mês de julho já registrou mortes no trânsito, conforme mostram as estatísticas da SSP. Foram três casos, que tiveram como vítimas Anderson Augusto dos Santos Costa, de 33 anos, no dia 3, no bairro do Turu; Jose Pedro Correa dos Santos, de 43 anos, no dia 9, no Jardim Araçagi III, e Carlos Fabio Aguiar Santos, de 29 anos, no dia 10, na Vila Cafeteira. Todos morreram vítimas de colisão.

O ano de 2015 fechou com o registro de 75 pessoas mortas no trânsito. Se essa tendência continuar até o fim do ano, 2016 terminará com o registro maior de mortes no trânsito, em comparação com o ano passado.

Fique por dentro

No mês passado, dois graves acidentes de trânsito chamaram a atenção. No dia 13, o motorista da Polícia Civil Walber de Jesus Conceição Santos estava conduzindo a viatura pela Avenida Daniel de La Touche, próximo ao Shopping da Ilha, quando o seu carro foi atingido por outro que teria furado o sinal vermelho. Walber Santos perdeu o controle do seu automóvel e capotou logo em seguida, morrendo no local.

Um dia depois, o jovem Juan Gusmão Barboza, de 12 anos de idade, estava na garupa de uma motocicleta na Avenida Lourenço Vieira da Silva quando um ônibus da linha Jardim Tropical bateu na moto em que ele estava – o veículo era pilotado por seu primo. Juan Gusmão morreu na hora e o motorista do ônibus, identificado como Regivaldo Ferreira de Sousa, de 38 anos, foi levado para a Delegacia de Acidente de Trânsito (DAT) para prestar esclarecimentos.

Saiba Mais

Acidentes de trânsito no 1º semestre de 2016

6 em janeiro

8 em fevereiro

6 em março

9 em abril

4 em maio

3 em junho

Acidentes de trânsito no 1º semestre de 2015

1 em janeiro

4 em fevereiro

7 em março

7 em abril

6 em maio

5 em junho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.