Saúde

Hapvida inicia processo de acreditação em seus hospitais

Uma parte dos hospitais da rede exclusiva participará de processo visando à certificação da ONA e oferecer ainda mais qualidade e segurança nos serviços

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Hapvida é a maior operadora do Norte e Nordeste em número de clientes
Hapvida é a maior operadora do Norte e Nordeste em número de clientes (Mais médicos)

SÃO LUÍS - O Sistema Hapvida, com base em seu mapa estratégico, definiu que ao longo do ano de 2016 iniciará o processo para acreditação de alguns hospitais de sua rede exclusiva. O pontapé inicial do programa já foi dado no Hospital Teresa de Lisieux, em Salvador (BA), com o diagnóstico operacional e a pesquisa de percepção de qualidade. “Com a certificação, o Hapvida pretende melhorar o alinhamento estratégico na gestão organizacional e operacional, aumentar a eficiência dos processos administrativos, além de capacitar a equipe de gestores e melhorar os resultados dos hospitais, buscando qualidade e segurança nos serviços prestados”, declara o presidente do Hapvida, Dr. Jorge Pinheiro.

A acreditação é uma certificação de qualidade, mas exclusiva para instituições de saúde, em que são avaliadas todas as etapas da assistência prestada ao paciente, da entrada ao resultado final. É um processo voluntário do próprio hospital, que passa por avaliações periódicas para garantir a qualidade do atendimento através de padrões previamente estabelecidos. “O selo é um procedimento reconhecido na área hospitalar e, no caso desses hospitais, prova que é possível oferecer serviços de saúde e de baixo custo com segurança e qualidade”, afirma Pinheiro.

Para a acreditação, o Hapvida escolheu o processo de certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), com o apoio da empresa IQG - Health Services Accreditation. O processo todo deverá durar 18 meses e no Hospital Teresa Lisieux, a visita da auditoria da empresa certificadora escolhida deve ocorrer no primeiro semestre de 2017.

Todos os hospitais passarão por um processo de certificação, mas, com base em premissas definidas pela organização, foram escolhidos alguns para a primeira fase do programa: Hospital Tereza de Lisieux, em Salvador (BA); Hospital Aldeota, em Fortaleza (CE); Hospital Gabriel Soares, em Aracaju (SE); Hospital Rio Negro, em Manaus (AM); Hospital Ilha do Leite, em Recife (PE); e Hospital Layr Maia, em Belém (PA).

Saiba mais

Com mais de 3,3 milhões de usuários, o Hapvida é a maior operadora do Norte e Nordeste em número de clientes. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e constantes investimentos: são 17 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 20 hospitais, 71 clínicas médicas, 17 prontos atendimentos, 61 centros de diagnóstico por imagem e 57 laboratórios com diversos postos de coleta distribuídos nos 11 estados onde a operadora atua com rede própria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.