Indígenas

Em 15 dias, duas equipes de Seduc já foram feitas reféns

Servidores da Secretaria de Estado da Educação ficaram sob poder dos indígenas; último caso ocorreu na quarta-feira, com liberação ontem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Equipe foi retida em Itaipava do Grajaú
Equipe foi retida em Itaipava do Grajaú (itaipava do grajaú)

ITAIPAVA DO GRAJAÚ - Equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que estava sob poder de indígenas na aldeia Sibirino, no município de Itaipava do Grajaú, foi liberada na tarde deste domingo (10). Servidores estavam retidos na cidade desde quarta-feira (6). É o segundo caso do tipo em 15 dias.

De acordo com informações da Seduc, no dia 3 foram deslocadas 29 equipes para realizar a entrega de alimento em 283 escolas indígenas em cerca de 19 municípios. Funcionários da secretaria foram feitos como reféns quando realizavam a entrega de alimentação escolar na aldeia. A liberação ocorreu após negociação entre os indígenas e uma equipe do Governo do Estado, que desde sábado se deslocou para a região.

Em 15 dias, este é o segundo fato em que indígenas impedem que servidores da secretaria, no exercício de suas funções, desenvolvam suas atividades. Dias atrás uma outra equipe da secretaria, que realizava levantamento nas aldeias para confirmar o quantitativo de alunos para o transporte escolar indígena, também foi mantida refém pelos índios. O levantamento estava sendo feito por haver inconsistências entre o número de alunos informados pelas lideranças e o Censo Escolar.

Por meio de nota, a Seduc afirmou que "desde os primeiros dias da atual gestão, o Governo do Maranhão mantém diálogo permanente com as lideranças indígenas, no sentido de assegurar os direitos e atender reivindicações".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.