Literatura

Cecília Meireles tem poemas registrados em livro

Livro “Sonhos” traz poemas de raiz simbolista e beiram o surrealismo e o fantástico na obra da escritora

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
(cecilia)

“Sonhos” traz poemas de Cecília Meireles concebidos entre os anos de 1950 e 1963, marcados pelo fértil campo dos devaneios, das aspirações e das frustrações no qual toda alma humana transita. Esta edição, publicada separadamente pela primeira vez, traz uma apresentação analítica e detalhada feita por Rodrigo Petronio.

São todos poemas que não disfarçam sua raiz simbolista e beiram por vezes o surrealismo e o fantástico, traços perceptíveis em vários instantes da obra poética ceciliana.

Os poemas dessa obra fizeram parte de uma edição de poesia completa de Cecília Meireles, organizada por Antonio Carlos Secchin, em 2001, Ed. Nova Fronteira.

Autora

Cecília Meireles nasceu em 7 de novembro de 1901, no Rio de Janeiro, onde faleceu, em 9 de novembro de 1964. Publicou seu primeiro livro,Espectros, em 1919. Em 1938, seu livro Viagem conquistou o prêmio Olavo Bilac de Poesia, concedido pela Academia Brasileira de Letras. Além de estar entre os poetas brasileiros mais amados pelo público, foi jornalista, cronista, ensaísta, autora de literatura infantojuvenil, professora e pioneira na difusão do gênero no Brasil. Em 1965, recebeu, postumamente, o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra.

Ficha Técnica

Título: Sonhos

Autora: Cecília Meireles

Apresentação: Rodrigo Petronio

Editora: Global Editora

Páginas: 112

Preço: R$ 35,00

Gênero: Poesia

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.