Trânsito

Estacionamento irregular é infração comum no Centro de São Luís

Motoristas e motociclistas desobedecem a sinalização e estacionam em ruas e avenidas de São Luís onde a ação não é permitida

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
 Na Rua Rio Branco, a presença das placas não inibem os motoristas. Foto: De Jesus/ O Estado.
Na Rua Rio Branco, a presença das placas não inibem os motoristas. Foto: De Jesus/ O Estado.

A falta de vagas para estacionar no Centro de São Luís aliada à imprudência de alguns motoristas bem como a ausência de fiscalização por parte dos órgãos competentes são fatores usados para justificar o estacionamento irregular de carros e motos no local.

Andando pelas ruas e avenidas do Centro da capital maranhense é possível ver carros parados sobre calçadas atrapalhando o fluxo de pedestres ou ainda sobre as faixas amarelas, que indicam a proibição para estacionar.

Na Avenida Cajazeiras, importante via de tráfego e de acesso a outras avenidas e ruas, nem mesmo a sinalização horizontal que identifica que no local não é permitido parar, é respeitada. Na manhã deste sábado (9) carros e motos ocupavam parte da avenida atrapalhando o fluxo de carros e ônibus que trafegavam por lá.

Na Rua Rio Branco, também no Centro, nem a sinalização horizontal ou placas alertando que é proibido estacionar inibem os motoristas e motociclistas que cometem a irregularidade. “Eles param sempre aqui, acho que porque não têm outro lugar e também pelo fato de não ter muita fiscalização”, disse o vendedor Antonio Martins.

 Na Avenida Cajazeiras, a sinalização horizontal não é respeitada. Foto: De Jesus/ O Estado.
Na Avenida Cajazeiras, a sinalização horizontal não é respeitada. Foto: De Jesus/ O Estado.

Outro problema que acaba interferindo no trânsito são os chamados carrinhos (que transportam passageiros de forma irregular) que trafegam no Centro da cidade. “Temos uma viatura no Centro para coibir esta prática que é ilegal. Ficamos aqui de segunda a sábado, sendo que durante a semana em horário comercial e aos sábados até meio-dia com o intuito de impedir esta prática”, destacou o agente de trânsito Tiago Veras.

Ele explicou que a viatura da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) tem como ponto principal a Rua do Outeiro, mas que também circula em outras áreas do Centro. No entanto, próximo daquela rua, vários veículo de aluguel ficam estacionados em frente ao ginásio Costa Rodrigues, onde costumam pegar passageiros com destino, principalmente, à área Itaqui-Bacanga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.