Educação

Representante da OMS visita instituições de ensino em SL

Annette Nkowane, assessora de Enfermagem e Obstetrícia da Saúde da Organização Mundial de Saúde, conheceu um pouco da estrutura de faculdades que ofertam cursos na área da saúde

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Rita Ivana Barbosa acompanha Annette Nkowane durante a visita
Rita Ivana Barbosa acompanha Annette Nkowane durante a visita (Rita Ivana e Annette Mwansa Nkowane)

SÃO LUÍS - Em visita a São Luís, a assessora de Enfermagem e Obstetrícia da Saúde da Organização Mundial de Saúde (agência de saúde pública da Organização das Nações Unidas), Annette Mwansa Nkowane cumpriu agitada agenda de visitas, inclusive a instituições de ensino. Ela visitou, por exemplo, o Instituto Florence de Ensino Superior, na Rua Rio Branco, instituição que contribui para a saúde no Estado ofertando cursos nessa área.

Annette Nkowane foi recebida pela diretora geral, professora doutora Rita Ivana Barbosa Gomes, que estava acompanhada de coordenadores, professores e alunos. Na visita, Annette conheceu as instalações físicas, como laboratórios e clínicas-escola, e conversou com professores a respeito da metodologia pedagógica utilizada na instituição.

Na oportunidade, a visitante destacou a importância da pesquisa científica com a intensa participação de professores e alunos de iniciação científica, mostrando-se impressionada com a estrutura e metodologias inovadoras utilizadas para a formação profissional dos alunos, pontos que constarão em seu relatório para a OMS.

“Fortalecer a pesquisa na área da saúde desde a formação dos profissionais é essencial para construirmos políticas, estratégias e ações que melhorem a saúde no âmbito global. A OMS precisa desses dados coletados, para realizar indicações mais acertadas e ter um impacto positivo sobre as decisões que tomamos”, frisou.

Qualidade - A visita ao Instituto Florence de Ensino por um representante da Organização Mundial de Saúde, na visão de Rita Ivana, simbolizou um marco e uma contribuição ímpar para aprimorar a qualidade do ensino que já é ofertado pela instituição no Maranhão. “Ela nos deixou um norte importante no que tange à pesquisa científica, algo que já reforçamos de forma contínua em nossa comunidade acadêmica. Foi um momento de aprendizado em cada fala, pontuada por relevantes conhecimentos na área da saúde mundial, em especial na área da Enfermagem”, salientou Rita Ivana.

Em sua passagem pelo Maranhão, Annette Nkowane participou também do V Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica à Saúde, evento promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem e presidido pelo seu presidente regional, professor Luís Fernando Bogéa.

Na ocasião, Annette ministrou palestra intitulada “Enfermagem na atenção básica: competências e práticas para o Cuidado em Saúde”, com abordagem de temas como educação de qualidade em enfermagem, pesquisa acadêmica e trabalho em equipes multiprofissionais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.