Infração

Mais de 3 mil motoristas são multados por ocupação irregular do passeio

Passeio público é a parte da calçada destinada à circulação exclusiva de pedestres, enquanto a calçada, toda parte da via separada normalmente com diferença de nível

Gisele Carvalho / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Veículos estacionados sobre o passeio na Avenida São Luís Rei de Fran
Veículos estacionados sobre o passeio na Avenida São Luís Rei de Fran (Infração)

Tanto a calçada como o passeio são destinados ao pedestre, mas é justamente esse indivíduo o que mais enfrenta dificuldade em utilizar esses espaços em São Luís. Segundo estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), foram registradas, nos cinco primeiros meses deste ano, 3.653 multas por infrações que afetam diretamente o pedestre, em São Luís.

Foram 3.086 multas referentes apenas a estacionar no passeio. Também foram registradas 557 multas por transitar com o veículo em calçadas e passeios e 10 por parar no passeio ou calçada.
Durante todo o ano passado, essas três infrações somaram 3.685 registros. Se comparado aos registros dos cinco primeiros meses deste ano, pode-se dizer que o total de multas desse tipo em 2016 deve ultrapassar o de 2015.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre, ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público é considerado uma infração grave. Nesse caso, a infração tem como penalidade multa no valor de R$127,69, perda de cinco pontos na carteira e remoção do veículo, como medida administrativa.

Infrações
No total, já foram registradas mais de 124 mil multas em São Luís de janeiro a maio. A principal é transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20% com 37.675 registros, sendo seguida por avançar o sinal vermelho do semáforo onde há fiscalização eletrônica (24.641) e transitar em velocidade superior a máxima permitida em mais de 20% até 50% (8.009).

Ainda no ranking das principais infrações também estão estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização; dirigir veículo utilizando-se de telefone celular; deixar o condutor de usar o cinto segurança e conduzir veículo registrado que não esteja devidamente licenciado.

NÚMEROS
124.367 multas registradas de janeiro a maio em São Luís

3.086 multas referente a estacionar no passeio
557 registros por transitar com o veículo em calçadas e passeios
10 multas por parar no passeio ou calçada

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.