Estado Maior

Reprovação ao “novo”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

A pesquisa de intenções de votos Escutec, registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-07983/2016 e publicada em O Estado na edição especial de fim de semana, apresentou a reprovação, por parte do eleitorado ludovicense, às gestões do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e do governador Flávio Dino (PCdoB), eleitos respectivamente em 2012 e 2014 sob o mesmo discurso do “novo e da mudança”.

Na pergunta: “o senhor (a) aprova ou desaprova o governo do prefeito Edivaldo Holanda Júnior?”, 54,7% do eleitorado afirmou que desaprova, enquanto apenas 40,9% disse que aprova.

Outros 4,4% não souberam ou não responderam ao questionamento. Edivaldo buscará a reeleição para o seu cargo no mês de outubro deste ano.

Ele pertence ao grupo e é apoiado pelo governador Flávio Dino, que também foi avaliado na Escutec.

Na pergunta: “o senhor (a) aprova ou desaprova o governador do governador Flávio Dino?”, 48,1% do eleitorado afirmou que aprova, enquanto 45,6% assegurou que não aprova. Outros 6,3% não souberam ou não responderam.

Apesar de neste levantamento específico Dino ter levado discreta vantagem quanto aos eleitores que aprovam a sua gestão em relação aos que desaprovam, a curva de reprovação da gestão comunista é ascendente.

Isso porque no levantamento de abril, realizado pelo mesmo instituto, a desaprovação de Dino era de 44,7%. Ou seja, 0,9% pontos a menos do que a atual.

Já no levantamento de maio, do ano passado, o número desfavorável era menor ainda: 36,6%.

De maio do ano passado a junho deste ano, portanto, segundo o Instituto Escutec, cresceu 9 pontos percentuais o quantitativo de eleitores que desaprovam a gestão do governador do Maranhão e, em contrapartida, diminuiu 9,1 pontos percentuais o número de eleitores que aprovam a sua gestão [em 2015 eram 57,2%].

Um dado que tem provocado reação de aliados do comunista nas redes sociais...

Apoio

O Partido Democratas (DEM) confirmou apoio à reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) em São Luís.

A sigla realizou encontro estadual na última sexta-feira, na Assembleia Legislativa, e assegurou empenho em prol do pedetista na corrida eleitoral.

Edivaldo conta com 14 partidos aliados para a disputa da eleição do mês de outubro.

Insistente

Sem o aval da cúpula do PSB para a disputa das eleições em São Luís, o deputado estadual Bira do Pindaré apresentou desempenho considerado baixo para quem pretende alcançar o Palácio La Ravardière.

Com desempenho tímido de penas 5,6% das intenções de votos, e sem qualquer ameaça a Eliziane Gama (PPS), Edivaldo Júnior (PDT) e Wellington do Curso (PP), é provável que o socialista tenha perdido ainda mais espaços na sigla.

O PSB trabalha por uma aliança com Wellington. Bira segue insistente na tese de candidatura própria.

Tese própria

Contrariados com os números da pesquisa Escutec em relação a avaliação da gestão estadual, aliados do governador Flávio Dino (PCdoB) tentaram impor, nas redes sociais, uma versão própria de popularidade.

O secretário de Comunicação e Articulação Política, aparentemente constrangido, atacou analistas políticos.

Um outro auxiliar do Governo, chegou a citar que a aprovação de Dino é de 70% na capital. Ele só não explicou de onde tirou os números...

Com elas

A deputada federal Eliziane Gama (PPS) tem a preferência entre o eleitorado feminino de São Luís. Foi escolhida por 24,7% das 539 entrevistadas pelo Escutec.

Já os homens ficam divididos entre Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e Wellington do Curso (PP).

Somados eles obtiveram 43,1% dos 461 entrevistados, contra 19,7% da pré-candidata.

Evangélicos

Já em relação ao eleitorado evangélico, segundo a pesquisa Escutec, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior tem leve vantagem, com 14,0% das intenções de votos.

Eliziane Gama possui 12,3% da preferência do eleitorado, neste mesmo aspecto e Wellington do Curso, outros 6,5%.

Edivaldo e Eliziane são evangélicos. O primeiro da Igreja Batista e a segunda da Assembleia de Deus. Wellington também se declara cristão.

Católicos

Edivaldo Holanda Júnior também leva vantagem em relação ao eleitorado católico da capital.

O desempenho do pedetista junto aos católicos é de 11,0%. Já Eliziane Gama, tem a preferência de 8,4%.

E Wellington do Curso conta com a intenção de voto de 7,5% dos católicos entrevistados na pesquisa.

Escolaridade

Eliziane Gama, segundo a Escutec, leva vantagem em relação ao eleitorado que possui o ensino fundamental incompleto: 22,5%; contra 22,0% de Wellington e 20,3% de Edivaldo.

Já o pedetista leva vantagem quando se trata do eleitorado que possui o ensino superior completo e incompleto: 32,8%; contra 14,1% de Wellington e 12,5% de Eliziane.

Vale ressaltar que Wellington possui uma trajetória profissional voltada à educação. É proprietário de um curso preparatório para concursos públicos.

E Mais

- A Assembleia Legislativa do Maranhão deverá entrar em recesso parlamentar na próxima semana

- O governador Flávio Dino se reuniu no último fim de semana com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

- Edivaldo Júnior “travou” e não conseguiu explicar a um repórter, na semana passada, a paralisação das obras de uma maternidade na Cidade Operária. “desliga que eu te explico”, virou “meme” na internet

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.