Em São Luís

Decisão judicial pode adiar processo de licitação do transporte coletivo de São Luís

Por força de liminar, consórcio ganha direito a concorrência e analise de propostas pode ser adiada

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Está incluído em acordo também a deflagração de certame para a contratação de empresa especializada na identificação biométrica dos passageiros
Está incluído em acordo também a deflagração de certame para a contratação de empresa especializada na identificação biométrica dos passageiros (Milhares de pessoas utilizam o sistema de transporte urbano de São Luís)

SÃO LUÍS – É muito provável que a sessão de julgamento das propostas de licitação do transporte público de São Luís seja adiada. Os serviços foram suspensos, nesta segunda-feira(4), pela manhã, após a Comissão Permanente de Licitação ser informada que o juiz José Brígido Lages, titular da 7ª Vara da Fazenda Pública, concedeu uma liminar ao Consórcio Nova Ilha, determinando a inclusão de uma nova proposta no certame. Diante da informação, a CPL resolveu adiar para testa tarde a rodada de analise, porém, até o momento, a Prefeitura não confirmou, de forma oficial, o andamento do processo.

VEJA MAIS

Empresas entregam propostas para o transporte coletivo de SL

Empresas que já operam em São Luís vencem licitação do Sistema de Transporte Coletivo

Empresas que já operam em São Luís vencem licitação do Sistema de Transporte Coletivo

No plantão judicial desde sábado (2), o magistrado aceitou pedido do consórcio, que afirma que a sua garantia de proposta apresentada é válida e mesmo assim foi invalidade pela comissão. José Brígido Lages crê em “grave erronia” a desclassificação do consórcio e mandou que a CPL garanta a participação do Nova Ilha no certame, anulando todos os atos posteriores a sua retirada do processo.

A equipe de OEstadoMA.com entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de São Luís para saber como ficará o processo, mas, até o momento, não obteve resposta. Quatro consórcios – Central, Via SL, Upaon-Açu e Leste – e duas empresas (Viação Primor e São Benedito) disputam o certame.

Obrigação

A realização do edital de transporte coletivo para a capital maranhense, feito pela Prefeitura de São Luís, cumpre – com atraso – metas estabelecidas entre o Poder Público e o Ministério Público do Maranhão (MP) em Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre as partes em 2011. O TAC, que já passou por vários aditivos (somente em 2012, foram três no total), gerou inclusive – em 2014 – a solicitação por parte da Promotoria do Consumidor de “intervenção” na SMTT.

Entre as metas estipuladas via TAC, além da “deflagração do processo licitatório para a concessão de linhas de transporte de passageiros” para a capital maranhense, também está incluída a deflagração de certame para a contratação de empresa especializada na “identificação biométrica dos passageiros”, evitando as fraudes no setor de transporte.

Outro termo previsto no TAC é o “combate ao transporte ilegal de passageiros”. No entanto, apesar da proposta, ainda é possível ver em vários pontos da cidade o descumprimento a esta meta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.