Bombeiros orientam

Bombeiros começam Praia com Segurança

As ações da operação seguem durante este mês de férias escolares, quando as praias costumam registrar movimento maior de frequentadores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), por meio do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar), lançou ontem a operação “Praia com Segurança” na orla de São Luís. A ação visa intensificar os trabalhos de rondas, patrulhamento e atividades de prevenção e conscientização de banhistas quanto aos riscos relativos ao mar.

O lançamento da operação aconteceu no Posto Salva-Vidas do BBMar na Praia de São Marcos, Avenida Litorânea. A operação marcou ainda o encerramento da programação do Dia Nacional do Bombeiro.

Com o lançamento, os homens do batalhão fizeram uma demonstração técnico-operacional de resgate e salvamento além de distribuir panfletos com dicas de segurança às pessoas que caminhavam na orla e praticavam outras atividades físicas. As ações serão realizadas durante todo o mês nas praias de São Marcos, Calhau, e ainda a Praia do Meio; além do município de São José de Ribamar, abrangendo as praias do Araçagy, Panaquatira e de Banho.

De acordo com o coronel Célio Roberto Araújo, comandante do CBMMA, haverá reforço nas atividades operacionais e no número de militares, orientando as pessoas sobre os cuidados e a atenção que devem ser tomados.

Segundo o comandante, alguns dos principais cuidados que estão sendo repassados pelos homens do batalhão são: evitar entrar na água após ingerir bebida alcoólica ou alimentos, evitar deixar crianças entrarem na água desacompanhadas e entrar na água somente até a linha da cintura.

Quem recebeu as orientações aprovou a iniciativa como foi o caso de Luciano Alves Ferreira, que estava acompanhado da filha. “Tem muita gente que não tem atenção, entra na água afobado e acaba se afogando ou deixando o filho se perder. Com essa operação, essas ocorrências devem diminuir”, disse.

Homenagem

Durante o lançamento da operação, o batalhão realizou uma homenagem ao soldado Arthur Dourado, que era lotado naquela unidade e foi morto em tentativa de assalto no dia 26 de junho. Arthur Gustavo Dourado da Silva chegava a sua residência, no bairro da Cohama, quando viu suspeitos próximos a um matagal. Ao chamar o vigia da rua, os suspeitos saíram do local atirando. O bombeiro foi alvejado na cabeça.

Na homenagem, o batalhão entregou aos familiares da vítima um banner com várias fotos do mesmo atuando em salvamentos e resgates. Segundo colegas do batalhão, o bombeiro vinha se destacando na corporação e fez dois importantes salvamentos nas últimas semanas além de receber a medalha Alferes Moraes Santos, uma das mais altas condecorações da corporação.

Fique esperto às orientações de segurança nas praias

1. Nade apenas em áreas supervisionadas por guarda-vidas;

2. Em caso de queimadura biológica por água-viva ou caravela, lavar a área com água do mar ou vinagre e procurar o guarda-vidas;

3. Se for pego por uma corrente marítima conhecida como vala, nade diagonalmente a ela até conseguir escapar;

4. Evite nadar sozinho ou em águas profundas ou desconhecidas;

5. Observe o movimento das crianças mesmo quando o guarda-vidas estiver próximo;

6. Nade sempre paralelamente à praia;

7. Evite ingerir bebidas alcoólicas ou comer em demasia ante e durante o banho de mar, rios, piscinas e açudes;

8. Em caso de emergência, ligue 193;

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.