Saúde

Usuários denunciam atendimento precário no Hospital da Criança

Pais afirmam que, ao chegar à unidade de saúde, ficam acomodados nos corredores por vários dias, até que leitos sejam disponibilizados para seus filhos

Gisele Carvalho / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Lizandra Cunha ficou três dias no corredor do Hospital da Criança, com seu filho, até conseguir um leito
Lizandra Cunha ficou três dias no corredor do Hospital da Criança, com seu filho, até conseguir um leito (mãe)

Imagine que seu filho precise de atendimento médico e você busca o hospital infantil referência na rede pública da cidade. Seu filho precisa ser internado, mas o atendimento que receberá nas próximas horas é no corredor. É essa situação que pais e crianças vêm enfrentando no Hospital da Criança, no bairro Alemanha, em São Luís.

Lizandra Cristina Costa Cunha e Fabiano Santos Fernandes sabem bem o que é passar por isso. Pais de Luís Fabiano, de apenas 3 meses de vida, eles enfrentaram a situação há poucas semanas. No dia 17 de junho, eles foram ao hospital com o filho com febre pela primeira vez. Depois do atendimento médico e da prescrição de medicação, foram orientados a levar o pequeno para casa. Como o mal estar da criança persistia, eles retornaram ao hospital.

Com a febre alta, eles conseguiram fazer com que o filho fosse internado, mas o tormento não terminou. Eles ficaram acomodados no corredor do hospital por três dias, o que aumentou a preocupação com a criança. “Tivemos de ficar no corredor, arriscando meu filho pegar outra doença até encontrar um leito, porque é isso que acontece com quem fica onde todo mundo passa”, disse Lizandra Cristina Costa Cunha.

Tivemos de ficar no corredor, arriscando meu filho pegar outra doença até encontrar um leito, porque é isso que acontece com quem fica onde todo mundo passa”Lizandra Cristina Costa Cunha, mãe

Ontem, o bebê Luís Fabiano teve alta hospitalar. Mas ainda há muitas crianças enfrentando situação semelhante. É o caso de Karliane Conceição de Santana dos Santos, que já está há um mês no hospital, acompanhando o filho de apenas dois meses de vida, que está internado.

A mãe lembra que levou o filho pela primeira vez ao hospital quando ele apresentou tosse muito forte. Depois de avaliado por um médico, eles voltaram para casa. Mas pouco depois tiveram de retornar e um exame de raio-X mostrou que o problema era mais grave. Após seis dias tomando antibiótico, eles foram novamente liberados.

No entanto, os pais e a criança retornaram no mesmo dia ao hospital, pois o bebê estava com a respiração difícil e a pele arroxeada. “Nesse dia, meu marido discutiu com o médico, porque não queriam atender nosso filho. Ele estava com bronquiolite e ficou cinco dias no corredor até arranjarem um leito. Meu medo era que piorasse tudo”, afirmou.

Ampliação
A Prefeitura de São Luís está realizando uma obra de ampliação no Hospital da Criança. A capacidade da unidade de saúde deve dobrar após a conclusão das obras: serão construídas mais 25 enfermarias, que, juntas as oito já existentes. O projeto prevê ainda a construção de salas de espera com 91 lugares para maior conforto dos usuários da unidade hospitalar.

Os serviços fazem parte do processo de reestruturação da rede municipal de saúde. Mas para as mães que estão com seus filhos instalados em corredores, a necessidade é urgente. “Estão reformando, mas isso ainda vai demorar bastante até que a gente possa ter um atendimento melhor. A nossa necessidade é agora”, declarou Lizandra Cristina Costa Cunha.

O Estado entrou em contato com a Prefeitura de São Luís para obter informações sobre o caso, e por meio de nota a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que tem reforçado as equipes para atender à demanda do Hospital da Criança. A Semus ressaltou ainda que tem desenvolvido ações de melhoria e ampliação dos serviços de saúde na capital, inclusive com a construção do novo Hospital da Criança, em parceria com o Governo do Estado, que já está em uma nova etapa do cronograma com a construção da estrutura de alvenaria.

Mais

A obra do Hospital da Criança é resultado da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Estão sendo investidos R$ 14 milhões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.